Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Polônia derruba drones russos e aciona Otan após violações de seu espaço aéreo
Publicado 10/09/2025 • 07:16 | Atualizado há 2 meses
Aos 19 anos, novato da NBA começa a investir pensando na aposentadoria
American Airlines chega atrasada ao ‘boom’ das viagens de luxo. Será que ainda dá tempo de alcançar as rivais?
Duas amigas perderam os empregos dos sonhos depois de décadas — e agora dão conselhos para superar uma demissão
Cofundador da Meta diz que ser CEO por 13 anos foi exaustivo: ‘Eu coloco uma máscara dia após dia’
Paralisação do governo americano reduz financiamento de organizações sem fins lucrativos
Publicado 10/09/2025 • 07:16 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Encontro com Trump pode se tornar trunfo diplomático para a Rússia.
Alexander Kazakov/POOL/AFP
A Polônia anunciou nesta quarta-feira (10) ter registrado 19 violações de seu espaço aéreo por drones russos durante a madrugada, três deles derrubados pelas forças de defesa aérea do país.
O primeiro-ministro Donald Tusk confirmou o episódio em discurso no Parlamento, classificando a incursão como uma “ação russa” que durou toda a noite, mas não deixou feridos.
Diante da gravidade do caso, Varsóvia invocou formalmente o Artigo 4 do Tratado do Atlântico Norte, que permite consultas urgentes entre os aliados da Otan quando um membro considera que sua integridade territorial ou segurança estão ameaçadas.
O Conselho do Atlântico Norte, principal órgão político da aliança, reuniu-se pela manhã já sob esse dispositivo. É a oitava vez que o artigo é acionado desde a criação da Otan em 1949, e a terceira especificamente por ações da Rússia contra a Ucrânia e países vizinhos.
Tusk afirmou que as consultas são “necessárias para coordenar respostas proporcionais e evitar novas violações”. O governo polonês também convocou o encarregado de negócios russo em Varsóvia, Andrei Ordash, para prestar esclarecimentos. Segundo a agência estatal russa RIA Novosti, a reunião está marcada para o meio-dia (hora local), mas Moscou alega que Varsóvia ainda não apresentou provas de que os drones eram de fato de origem russa.
A escalada provocou reação imediata de aliados ocidentais. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, classificou a ação russa como “extremamente imprudente” e um exemplo do “desrespeito flagrante de Vladimir Putin pela paz”. Em comunicado, Starmer afirmou que a “violação grave e sem precedentes do espaço aéreo da Polônia e da Otan por drones russos é profundamente preocupante”.
A Otan reforça que seu princípio central de defesa coletiva está no Artigo 5, que prevê que um ataque contra um membro é considerado um ataque contra todos. No entanto, esse artigo foi invocado apenas uma vez em toda a história, após os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Argentina encerra votação legislativa; pleito é teste político para Javier Milei após meses de turbulência
2
Cade multa CSN em R$ 128 milhões por descumprimento de termo ligado à Usiminas
3
Beto Carrero World supera a Disney e é eleito o segundo melhor parque do mundo
4
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’
5
Ambipar: nova decisão judicial limita movimentação de bens de CFO; é o segundo executivo da empresa a ser notificado nas últimas 48 horas