CNBC

CNBCSob o comando de filho do fundador da Oracle, Paramount prepara oferta pela Warner Bros. Discovery

Brasil

Número de trabalhadores afastados por saúde mental cresce 300% em relação a níveis pré-pandemia

Publicado 12/09/2025 • 07:30 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • Funcionários que usam serviços de saúde comportamental retornam em média seis dias mais cedo às funções.
  • Mais de 75% das empresas planejam oferecer recursos digitais de saúde mental e resiliência até 2026.

Pexels

Os trabalhadores estão fazendo pausas prolongadas em seus empregos em taxas mais altas hoje do que antes da pandemia. A parcela de empregados que tiram licenças de ausência aumentou 30% entre 2019 e 2024, com um salto de 300% apenas nas licenças por saúde mental, segundo uma nova análise da ComPsych, fornecedora de serviços de saúde comportamental e gestão de ausências de funcionários.

A pandemia de Covid-19 trouxe discussões mais amplas sobre saúde mental, o que ajudou a reduzir o estigma de buscar apoio e incentivou as pessoas a conhecerem suas opções e recursos disponíveis no trabalho, explica Birdsall.

A maioria das grandes empresas fez novos investimentos em benefícios de saúde mental para funcionários nos anos após a pandemia. Contudo, alguns relatórios recentes indicam que os trabalhadores sentem que o apoio à saúde mental no local de trabalho diminuiu desde então.

O aumento nas licenças se estabilizou nos últimos anos e sinaliza um “novo normal” na prevalência de pessoas interrompendo suas carreiras, disse Paul Posey, CEO da ComPsych.

Por exemplo, as licenças por saúde mental aumentaram 33% em 2023 em comparação com o ano anterior, mas permaneceram estáveis em 2024.

O relatório, que abrange 6 milhões de pessoas, considera licenças não remuneradas previstas por lei federal, como a Lei de Licença Familiar e Médica e adaptações sob a Lei dos Americanos com Deficiências, que não obrigam os empregadores a oferecer remuneração durante o afastamento. Alguns empregadores, no entanto, oferecem licença remunerada com base em políticas internas.

Recursos de saúde mental reduzem afastamentos

Os resultados reforçam por que os empregadores devem tratar as causas do aumento das licenças por saúde mental e oferecer programas adequados de saúde comportamental, incluindo cuidados preventivos, para apoiar seus funcionários, diz Birdsall.

Segundo a análise, trabalhadores que tiraram licença e utilizaram os serviços de saúde comportamental oferecidos pelo empregador retornaram em média seis dias mais cedo do que aqueles que não utilizaram — incluindo casos de saúde mental, cirurgia e relacionados à gravidez ou maternidade.

No aspecto da saúde mental,

“Quanto mais pudermos apoiar a construção de resiliência, ensinar autocuidado e priorizar a harmonia entre vida profissional e pessoal antes que os sintomas se agravem com impactos funcionais, melhor”, afirma Birdsall.

Isso inclui recursos autoorientados, coaching de bem-estar e suporte para equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Abordar tensões de saúde mental no trabalho também é uma questão de gestão, acrescenta.

“Ensinar gestores a identificar membros da equipe que estão passando por dificuldades, como ter conversas de apoio e como encaminhar para diferentes benefícios, gera um grande impacto.”

O suporte adequado da liderança pode ajudar a evitar afastamentos ao oferecer recursos antes que a licença se torne necessária, diz a especialista.

Mais de 75% dos empregadores afirmam que oferecerão recursos digitais para saúde mental e resiliência em 2026, segundo relatório da Mercer. Além disso, empresas dizem que estão ampliando o número de sessões de terapia cobertas e oferecendo mais aconselhamento presencial para funcionários que retornam ao escritório.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Brasil