Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Número de trabalhadores afastados por saúde mental cresce 300% em relação a níveis pré-pandemia
Publicado 12/09/2025 • 07:30 | Atualizado há 4 horas
Sob o comando de filho do fundador da Oracle, Paramount prepara oferta pela Warner Bros. Discovery
Dona da Gucci, Kering sobe 2% após adiar aquisição da Valentino, em dia de desempenho misto das bolsas europeias
Número de trabalhadores afastados por saúde mental cresce 300% em relação a níveis pré-pandemia
Câmera vintage de brinquedo: Kodak aposta na nostalgia e esgota produto no lançamento
Ações da Adobe sobem após lucro e receita acima do esperado
Publicado 12/09/2025 • 07:30 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Pexels
Os trabalhadores estão fazendo pausas prolongadas em seus empregos em taxas mais altas hoje do que antes da pandemia. A parcela de empregados que tiram licenças de ausência aumentou 30% entre 2019 e 2024, com um salto de 300% apenas nas licenças por saúde mental, segundo uma nova análise da ComPsych, fornecedora de serviços de saúde comportamental e gestão de ausências de funcionários.
A pandemia de Covid-19 trouxe discussões mais amplas sobre saúde mental, o que ajudou a reduzir o estigma de buscar apoio e incentivou as pessoas a conhecerem suas opções e recursos disponíveis no trabalho, explica Birdsall.
A maioria das grandes empresas fez novos investimentos em benefícios de saúde mental para funcionários nos anos após a pandemia. Contudo, alguns relatórios recentes indicam que os trabalhadores sentem que o apoio à saúde mental no local de trabalho diminuiu desde então.
O aumento nas licenças se estabilizou nos últimos anos e sinaliza um “novo normal” na prevalência de pessoas interrompendo suas carreiras, disse Paul Posey, CEO da ComPsych.
Por exemplo, as licenças por saúde mental aumentaram 33% em 2023 em comparação com o ano anterior, mas permaneceram estáveis em 2024.
O relatório, que abrange 6 milhões de pessoas, considera licenças não remuneradas previstas por lei federal, como a Lei de Licença Familiar e Médica e adaptações sob a Lei dos Americanos com Deficiências, que não obrigam os empregadores a oferecer remuneração durante o afastamento. Alguns empregadores, no entanto, oferecem licença remunerada com base em políticas internas.
Os resultados reforçam por que os empregadores devem tratar as causas do aumento das licenças por saúde mental e oferecer programas adequados de saúde comportamental, incluindo cuidados preventivos, para apoiar seus funcionários, diz Birdsall.
Segundo a análise, trabalhadores que tiraram licença e utilizaram os serviços de saúde comportamental oferecidos pelo empregador retornaram em média seis dias mais cedo do que aqueles que não utilizaram — incluindo casos de saúde mental, cirurgia e relacionados à gravidez ou maternidade.
No aspecto da saúde mental,
“Quanto mais pudermos apoiar a construção de resiliência, ensinar autocuidado e priorizar a harmonia entre vida profissional e pessoal antes que os sintomas se agravem com impactos funcionais, melhor”, afirma Birdsall.
Isso inclui recursos autoorientados, coaching de bem-estar e suporte para equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Abordar tensões de saúde mental no trabalho também é uma questão de gestão, acrescenta.
“Ensinar gestores a identificar membros da equipe que estão passando por dificuldades, como ter conversas de apoio e como encaminhar para diferentes benefícios, gera um grande impacto.”
O suporte adequado da liderança pode ajudar a evitar afastamentos ao oferecer recursos antes que a licença se torne necessária, diz a especialista.
Mais de 75% dos empregadores afirmam que oferecerão recursos digitais para saúde mental e resiliência em 2026, segundo relatório da Mercer. Além disso, empresas dizem que estão ampliando o número de sessões de terapia cobertas e oferecendo mais aconselhamento presencial para funcionários que retornam ao escritório.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Microsoft volta com o trabalho presencial: funcionários terão que ir ao escritório três vezes por semana
Após celulose, EUA cortam tarifa de 10% sobre ferroníquel brasileiro
O que se sabe sobre o assassinato de Charlie Kirk, ativista conservador aliado de Trump
Iberdrola compra fatia da Previ na Neoenergia e expande seus negócios de distribuição e transmissão de energia no país
Fazenda: governo perde R$ 40 bi por ano com isenção de IR em investimentos