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Câmera vintage de brinquedo: Kodak aposta na nostalgia e esgota produto no lançamento
Publicado 12/09/2025 • 07:00 | Atualizado há 2 meses
Publicado 12/09/2025 • 07:00 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Divulgação Kodak
Kodak Charmera, a mais nova câmera de brinquedo da marca, em forma de chaveiro.
O lançamento mais recente da Eastman Kodak — uma linha de câmeras digitais de brinquedo inspiradas nos anos 80, chamada “Kodak Charmera” — parece ter despertado a nostalgia dos consumidores.
As câmeras compactas, do tamanho da palma da mão, lançadas na terça-feira (9) em colaboração com a empresa de câmeras Reto, já estão esgotadas no site da Kodak e disponíveis apenas para pré-venda na maioria das lojas afiliadas.
Pesando 30 gramas e medindo 5,5 cm de largura, a câmera é comercializada como um acessório de moda funcional e vem em sete estilos, cada um com filtros que imitam a fotografia de filme vintage.
As câmeras são vendidas em embalagens blind box, ou seja, os compradores só descobrem o estilo adquirido após a compra. É possível arriscar em uma única câmera por US$ 29,99 ou optar pelo conjunto completo de câmeras coloridas por US$ 179,94.
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Um banner no site da Kodak informava que, devido à alta demanda pelas câmeras, “o envio será atrasado de 1 a 10 dias úteis”. A empresa acrescentou que algumas regiões podem receber um erro de indisponibilidade de envio ao finalizar a compra por falta de estoque.
As vendas ocorrem em um momento em que a Kodak, pioneira no setor fotográfico, enfrenta dificuldades financeiras.
O relatório de lucros do segundo trimestre, divulgado em agosto, alertou que as finanças da companhia “levantam dúvidas substanciais” sobre sua capacidade de continuar operando. A empresa registrou um prejuízo líquido de US$ 26 milhões, uma queda de 200% em relação ao lucro líquido de US$ 26 milhões do mesmo período de 2024, além de uma queda de 12% no lucro bruto e milhões em obrigações de dívida.
Na época, a companhia informou que tinha um plano para encerrar seu programa de aposentadoria a fim de levantar fundos e destacou que a “divulgação de continuidade operacional” é um relatório técnico exigido pelas normas contábeis.
As ações da Kodak acumulam queda superior a 9% no ano.
Ainda assim, o sucesso inicial da Charmera sugere que a empresa pode ter explorado o apetite da Geração Z pelo visual vintage, desde a moda Y2K até a fotografia em estilo cinematográfico. Em maio, o Global Wellness Institute nomeou o “bem-estar analógico”, incluindo tecnologias pré-digitais, como sua principal tendência para 2025.
A Charmera se encaixa nesse nicho e capitaliza outra obsessão da Geração Z: a compra de caixas às cegas.
A estratégia de vendas da Kodak espelha a da Pop Mart, com sede em Pequim, que tem registrado crescimento acelerado graças à Geração Z comprando Labubus — uma boneca monstruosa em forma de elfo criada pelo artista holandês Kasing Lung, radicado em Hong Kong — e outros brinquedos colecionáveis.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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