CNBC
A Samsung havia anunciado um contrato que iniciava em julho de 2025, cujo seu término era dezembro de 2033.

CNBCSamsung constrói unidade com 50 mil GPUs da Nvidia para automatizar fabricação de chips

Empresas & Negócios

Ações da Alibaba disparam após empresa conquistar grande cliente para seus chips de IA

Publicado 17/09/2025 • 11:19 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • A China Unicom vai utilizar os chips de IA da Alibaba por meio da unidade de computação em nuvem do gigante do e-commerce, segundo a mídia estatal CCTV.
  • Os chips são desenvolvidos pela unidade de semicondutores da Alibaba chamada Pingtouge ou T-Head.
  • As ações da Alibaba fecharam mais de 5% em alta em Hong Kong, e as ações listadas nos EUA registraram valorização no pré-mercado.

ADEK BERRY/AFP

Fachada Alibaba

As ações da Alibaba subiram na quarta-feira depois que a mídia estatal chinesa informou que o gigante do e-commerce conquistou um grande cliente para seus chips de inteligência artificial. A China Unicom vai implementar os aceleradores de IA da Alibaba de sua unidade de semicondutores chamada Pingtouge ou T-Head, de acordo com um relatório da emissora estatal chinesa CCTV.

A Alibaba não vende chips diretamente, mas as empresas podem usar efetivamente o poder de computação baseado nesses semicondutores adquirindo serviços de nuvem da Alibaba.

As ações da Alibaba fecharam a mais de 5% em alta em Hong Kong e as da empresa listadas nos EUA subiram mais de 2% no pré-mercado. O poder de computação da Alibaba será usado pela China Unicom, a segunda maior empresa de telecomunicações do país, como parte de um grande projeto de novo data center na China que também incluirá chips de outras empresas domésticas, incluindo MetaX e Biren Technology.

Saiba mais:

Alibaba lidera investimento de US$ 100 milhões em startup chinesa de robôs humanoides

Alibaba anuncia óculos com inteligência artificial, criando um rival chinês para a Meta

A medida reforça os esforços da China para aumentar o uso de seus próprios semicondutores domésticos para IA, em um momento em que o acesso da Nvidia à segunda maior economia do mundo permanece incerto.

Na quarta-feira, o Financial Times informou que o regulador da internet da China, a Administração do Ciberespaço da China, instruiu empresas a pararem de comprar certos chips de IA da Nvidia.

As ações da Nvidia caíram cerca de 1% no pré-mercado.

A Alibaba é um dos principais players de IA da China. A empresa desenvolveu seus próprios modelos de IA e é um dos maiores players de computação em nuvem localmente. Ao mesmo tempo, está desenvolvendo um chip de IA totalmente novo, informou a CNBC no mês passado.

Não está claro se a China Unicom está usando os chips mais recentes da Alibaba. As informações sobre a parceria entre as duas empresas surgiram depois que a CCTV exibiu um outdoor com os detalhes, como parte de um relatório sobre o novo data center Sanjiangyuan da gigante de telecomunicações na província de Qinghai.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios

;