Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump e Xi Jinping divergem sobre avanço nas negociações da venda do TikTok
Publicado 20/09/2025 • 13:01 | Atualizado há 2 meses
Câmara aprova por ampla maioria projeto que libera arquivos de Jeffrey Epstein
Príncipe herdeiro da Arábia Saudita vai aos EUA em primeira visita desde assassinato de jornalista opositor
Aposta de Buffett no Google vem duas décadas após fundadores dizerem que IPO foi “inspirado” pelo bilionário
Diretor do Fed defende corte de juros e cita preocupação com mercado de trabalho
CEO da Nvidia, Jensen Huang, surpreende com previsão de “meio trilhão” às vésperas de balanço
Publicado 20/09/2025 • 13:01 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Unsplash.
ByteDance confirma que seguirá regras da China para manter TikTok nos EUA.
Após uma conversa telefônica entre Donald Trump e Xi Jinping, os líderes dos Estados Unidos e da China demonstraram diferentes percepções sobre o avanço nas negociações para a venda do aplicativo TikTok. Trump declarou que um acordo para a transferência da plataforma estaria próximo e que uma formalização seria apenas questão de tempo, além de anunciar planos de visitar a China no próximo ano.
Leia mais:
Trump cita avanço no acordo do TikTok após conversa com Xi Jinping
Trump e Xi Jinping discutem acordo sobre TikTok nesta sexta
Trump adia novamente proibição do TikTok nos EUA até 16 de dezembro
Trump afirmou que no telefonema Xi teria “aprovado” o acordo que envolve o aplicativo, mas ressaltou a necessidade de assinatura formal. Por outro lado, o governo chinês não confirmou nenhum acerto e destacou que as empresas devem negociar baseando-se em regras de mercado. “A posição da China é clara: o governo respeita a vontade das empresas e as incentiva a buscar soluções que equilibrem interesses e estejam em conformidade com as leis e regulamentos chineses”, informou comunicado oficial do governo chinês.

Trump também relatou que Xi prometeu colaborar com os Estados Unidos para encontrar uma solução para o conflito na Ucrânia, tema em que Pequim é acusado por países ocidentais de apoiar a Rússia, enquanto afirma adotar postura neutra. Segundo Trump, ambos avançaram em “muitos temas importantes” durante a ligação, incluindo o futuro do TikTok. O presidente estadunidense acrescentou ainda que pretende encontrar Xi em uma reunião paralela à cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, na Coreia do Sul, prevista para o fim de outubro, e receber o líder chinês nos Estados Unidos em data ainda não definida.
As negociações ocorrem em um contexto de desconfiança mútua. O Congresso dos Estados Unidos aprovou, em 2024, legislação obrigando a ByteDance, dona do TikTok, a vender suas operações sob argumento de segurança nacional. Parlamentares estadunidenses apontam riscos de coleta de dados e influência chinesa sobre usuários da rede. Apesar das pressões, Trump, usuário frequente de redes sociais, voltou a adiar a proibição do aplicativo.

Em nota divulgada neste sábado (20), a ByteDance agradeceu o interesse dos presidentes dos Estados Unidos e da China. “A ByteDance seguirá com os trâmites necessários conforme a legislação chinesa, garantindo que o TikTok continue atendendo sua ampla base de usuários nos EUA”, afirmou a empresa. Entre os possíveis compradores está a Oracle, de Larry Ellison, empresário próximo a Trump e um dos mais ricos do mundo, o que poderia aumentar a influência do presidente sobre o setor de tecnologia.
Especialistas destacam que muitos pontos do eventual acordo ainda permanecem indefinidos, como o controle do algoritmo do aplicativo. “Pequim está demonstrando disposição para negociar duro e quer compensação de Washington por eventuais concessões”, avaliou Wendy Cutler, vice-presidente do Asia Society Policy Institute.
Leia mais:
Exclusivo CNBC: Acordo do TikTok incluirá novos investidores na ByteDance, dizem fontes
China pressiona EUA e Japão a retirar sistema de mísseis Typhon exibido em manobras militares
Ambos os países aumentaram tarifas um sobre o outro no início do ano, impactando as cadeias globais, mas fecharam acordo para reduzir os impostos, que expira em novembro. Durante a conversa, Xi agradeceu a Trump pelo papel dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, em resposta a críticas feitas pelo líder estadunidense sobre a realização de um desfile militar em Pequim.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
O que acontece agora com quem tem CDBs do Banco Master?
2
Banco Master: crise expõe risco que investidores, empresas e até aposentados correm quando ultrapassam limite do FGC
3
Embraer faz acordos com empresas dos Emirados Árabes no setor de defesa
4
Um mercado de bilhões: Boticário lança departamento de pesquisa após disparada de vendas de hair care; conheça
5
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG