Quanto Mariah Carey ganha com “All I Want for Christmas Is You”? Veja valor
Veja 3 dicas para transformar o estresse em felicidade nas festas de fim de ano
Atentado na Alemanha: “Evento terrível e trágico”, diz chanceler alemão Olaf Scholz
Biden aprova pacote de gastos e garante funcionamento do governo dos EUA
Companhia de cruzeiros lança programa de passe anual, com pagamentos em bitcoin
Publicado 18/12/2024 • 15:14
KEY POINTS
Pixabay
A partir de 2025, investidores pessoas físicas terão acesso a uma ferramenta para facilitar a declaração do Imposto de Renda sobre operações em renda variável. Desenvolvida pela B3 em parceria com a Receita Federal, a calculadora ReVar estará disponível a partir de dezembro de 2024.
O recurso promete calcular ganhos ou perdas em operações com ações, ETFs, fundos imobiliários e BDRs, além de emitir o DARF para recolhimento do imposto.
Por meio de APIs (Interfaces de Programação de Aplicação), o ReVar carregará automaticamente os dados das operações realizadas pelos investidores, com base nas informações fornecidas pelas corretoras.
O uso da ferramenta depende de autorização prévia do investidor, que deverá liberar o compartilhamento de informações entre a B3 e a Receita Federal, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Após a autorização, o cálculo e a geração do DARF serão realizados diretamente no portal e-CAC da Receita Federal. O acesso à ferramenta será liberado para os investidores a partir do 10º dia do mês seguinte à autorização de compartilhamento dos dados.
Segundo a B3, o lançamento da calculadora ReVar é mais uma iniciativa para fomentar a cultura de investimentos no Brasil. “O ReVar traz mais segurança e agilidade para os investidores e pode incentivar mais pessoas a investirem na bolsa”, afirmou Rafael Furlanetti, vice-presidente da Ancord.
Para Gilson Finkelsztain, CEO da B3, a parceria com a Receita Federal reforça o compromisso em criar inovações e simplificações no processo de investimento. “A nossa ideia é tornar a experiência de investir cada vez mais ágil e eficiente”, disse Gilson Finkelsztain, CEO da B3, em nota.
Para o secretário especial da Receita Federal, Robinson Sakiyama Barreirinhas, o ReVar está alinhado à diretriz do órgão de diminuir o custo de conformidade para os contribuintes. “A ferramenta auxilia no cálculo do Imposto de Renda a partir do pré-preenchimento das informações de operações realizadas na B3”, afirmou.
Para utilizar a ferramenta, o investidor deverá seguir os seguintes passos:
A ferramenta já está disponível na Área do Investidor da B3 desde 18 de dezembro de 2024, mas poderá ser utilizada a partir do início de 2025, após o período de autorização e integração dos dados.
Mais lidas
Honda e Nissan começam negociação oficial de fusão para criar a 3º maior montadora do mundo
CEO Luiz Galeazzi, esposa e três filhas morrem em acidente aéreo em Gramado
Quanto Mariah Carey ganha com "All I Want for Christmas Is You"? Veja valor
Tenista brasileiro João Fonseca conquista o Next Gen Finals aos 18 anos e fatura mais de R$ 6 milhões
Companhia de cruzeiros lança programa de passe anual, com pagamentos em bitcoin