Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Apesar do “hype”, carro elétrico ainda está distante de ser sonho do brasileiro
Publicado 28/09/2025 • 11:01 | Atualizado há 3 horas
EXCLUSIVO: CEO da Johnson & Johnson fala sobre avanço de tratamentos contra câncer e diz por que a empresa deve escapar da nova tarifa de Trump
De olho no mercado europeu, Xiaomi planeja showrooms para lançar carros elétricos no continente em 2027
Spirit Airlines reduz 25% da malha e corta 40 rotas para enfrentar nova recuperação judicial
Queda da natalidade coloca o futuro da Coreia do Sul em risco
Trump pede demissão de Lisa Monaco, presidente de assuntos globais da Microsoft
Publicado 28/09/2025 • 11:01 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Carros elétricos terão nova tecnologia.
Reprodução Pexels
O futuro dos carros elétricos no Brasil ainda está longe de se concretizar para a maioria da população. É o que revela a pesquisa inédita “A relação do brasileiro com o carro”, encomendada pelo banco BV à consultoria Consumoteca.
O estudo mostra que apenas 7% dos entrevistados pretendem adquirir um veículo elétrico em sua próxima compra. Os fatores mais importantes para a decisão seguem ligados ao bolso e ao uso prático: conforto (42%), preço (38%) e economia de combustível (37%).
A sustentabilidade ainda aparece em segundo plano. A baixa emissão de poluentes foi citada por somente 18% dos consumidores, ficando atrás de aspectos financeiros e práticos.
O levantamento aponta ainda que o interesse por modelos elétricos e híbridos está concentrado nas classes A e B, onde inovação e meio ambiente também funcionam como símbolos de status.
Nas classes C, D e E, predominam preocupações imediatas, como custo de aquisição, manutenção acessível e condições de financiamento.
Leia também:
Google faz 27 anos e mostra como moldou a vida digital
Café na mesa de negociações: Alckmin cobra exclusão do grão das tarifas dos EUA
EXCLUSIVO: Chuvas trazem perspectiva melhor para a safra de café
Mesmo assim, metade da população demonstra expectativa por preços mais baixos, e 47% valorizam maior autonomia para longas viagens. Mas, na prática, o estudo mostra que o carro elétrico ainda não se tornou uma opção viável em escala no país.
Segundo Jamil Ganan, diretor de Negócios de Varejo do banco BV, o cenário tende a mudar conforme a tecnologia avança. “Os veículos elétricos mais recentes não só oferecem uma autonomia significativamente maior do que os modelos de anos anteriores como também chegam ao mercado com preços mais acessíveis”, afirma.
Outro dado relevante é do IBV Auto, índice recém-lançado pelo BV, que aponta que veículos elétricos de 2022 já acumulam desvalorização de 46,6% desde o lançamento até agosto de 2025. Essa tendência pode abrir espaço para maior adesão no mercado de usados.
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas em todas as regiões do Brasil, entre 5 e 9 de junho de 2025, e reforça que, no Brasil real, o consumo sustentável ainda é um privilégio de poucos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Confusão após luta de Popó pode virar risco reputacional para cervejaria e afastar patrocinadores
Da febre ao cansaço? Pop Mart comemora queda nos preços de revenda do Labubu
Tarifas de Trump aumentaram receita de algumas empresas dos EUA: ‘estávamos no lugar certo, na hora certa’
Retorno de Jimmy Kimmel pós-suspensão atrai três vezes mais telespectadores
Setor moveleiro enfrenta nova instabilidade com tarifaço, alerta Abimóvel