Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EXCLUSIVO: especialista analisa discurso de Lavrov na ONU e tensão no espaço aéreo europeu
Publicado 27/09/2025 • 22:16 | Atualizado há 19 horas
EXCLUSIVO: CEO da Johnson & Johnson fala sobre avanço de tratamentos contra câncer e diz por que a empresa deve escapar da nova tarifa de Trump
De olho no mercado europeu, Xiaomi planeja showrooms para lançar carros elétricos no continente em 2027
Spirit Airlines reduz 25% da malha e corta 40 rotas para enfrentar nova recuperação judicial
Queda da natalidade coloca o futuro da Coreia do Sul em risco
Trump pede demissão de Lisa Monaco, presidente de assuntos globais da Microsoft
Publicado 27/09/2025 • 22:16 | Atualizado há 19 horas
KEY POINTS
Durante seu pronunciamento na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que a Rússia responderá de maneira decisiva a qualquer tentativa de agressão. As declarações seguem comentários do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que defendeu ações para abater aeronaves russas em caso de violação do espaço aéreo.
Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Valdir da Silva Bezerra, mestre pela Universidade Estatal de São Petersburgo, analisou que as falas de Lavrov refletem a intenção da Rússia de manter o controle sobre incidentes envolvendo seu espaço aéreo e testar sistemas de defesa de países vizinhos.
Segundo Bezerra, equipamentos não tripulados detectados na região próxima à Polônia, entre Belarus e Ucrânia, demonstram que a situação tem caráter estratégico. “O que tem sido apontado é que a Rússia estaria testando o sistema de identificação aéreo de países como Polônia e Estados Bálticos, para saber em que condições ele se encontra, ensaiando, talvez, em algum momento futuro, uma invasão que seja por drones ou outro tipo de armamento”, disse o especialista.
Leia também:
Após declaração de Trump, chanceler russo promete ‘resposta decisiva’ a qualquer ‘agressão’
Ele destacou que o incidente com a Estônia, cujo espaço aéreo teria sido invadido por caças russos por cerca de 10 minutos, reforça a percepção de alerta elevado na Europa e na OTAN. Bezerra afirmou ainda que tais movimentações tendem a consolidar a opinião europeia de que é necessário continuar apoiando a Ucrânia.
Sobre o uso de drones no conflito, o especialista analisou que a guerra atual se tornou uma “guerra de drones”, com destaque para o modelo iraniano Shahed, utilizado pela Rússia, e os Bayraktar de fabricação turca, empregados pela Ucrânia. Segundo ele, esses equipamentos são “capazes de destruir todo o espaço no qual estamos conversando nesse momento” e são considerados estratégicos por ambos os lados.
Bezerra também comentou sobre os impactos econômicos e logísticos da guerra. Ele lembrou que regiões como Mariupol, Zaporizhia e a usina nuclear de Zaporizhia representam centros industriais e energéticos relevantes, com impacto direto no PIB ucraniano. A análise dele indica que nem a Rússia nem a Ucrânia estão dispostas a ceder territórios atualmente sob combate, enquanto os Estados Unidos têm menor envolvimento direto e podem adotar uma postura mais flexível.
O especialista avaliou que as declarações de Lavrov também refletem tentativas de colocar “panos quentes” em relação às tensões recentes, mas que a escalada tecnológica e militar mantém a Europa e a OTAN em alerta. Bezerra ressaltou ainda que, apesar de expectativas de uma reunião entre Trump, Zelenski e Putin, não há definições claras sobre novos encontros multilaterais.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Confusão após luta de Popó pode virar risco reputacional para cervejaria e afastar patrocinadores
Tarifas de Trump aumentaram receita de algumas empresas dos EUA: ‘estávamos no lugar certo, na hora certa’
Da febre ao cansaço? Pop Mart comemora queda nos preços de revenda do Labubu
Retorno de Jimmy Kimmel pós-suspensão atrai três vezes mais telespectadores
EXCLUSIVO: ‘Outra proposta do BRB pelo Master provavelmente seria aprovada’, diz presidente do Cade