CNBC
Segundo o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, bens do acordo comercial USMCA estarão fora da tarifação por um mês

CNBCLutnick sugere que recusa de Lisa Cook em aceitar demissão por Trump reforça suspeita de fraude

Notícias da política brasileira

Senado aprova projeto que equipara diabetes tipo 1 a deficiência

Publicado 19/12/2024 • 08:44 | Atualizado há 8 meses

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O Senado aprovou, na última quarta-feira (18), o projeto de lei que classifica o diabetes mellitus tipo 1 como uma deficiência para todos os fins legais.
  • A proposta, que já havia passado pela Câmara dos Deputados, agora segue para sanção presidencial.
  • Com a aprovação, pessoas com diabetes tipo 1 passam a ser incluídas no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Senado aprovou, na última quarta-feira (18), o projeto de lei que classifica o diabetes mellitus tipo 1 como uma deficiência para todos os fins legais. A proposta, já aprovada pela Câmara dos Deputados, segue agora para sanção presidencial.

Com a aprovação, pessoas com diabetes tipo 1 passam a ser incluídas no Estatuto da Pessoa com Deficiência, que estabelece direitos específicos, como acesso a políticas públicas de saúde, educação e trabalho.

A avaliação para constatar a deficiência será feita de forma biopsicossocial, por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, conforme definido pela legislação vigente.

Segundo o relator da matéria, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), a medida representa um avanço para garantir maior atenção do Estado às pessoas com a condição. “Nossa expectativa é que essas pessoas tenham a atenção que o Estado lhes deve há muito tempo”, declarou Vieira.

Atualmente, cerca de 600 mil brasileiros convivem com o diabetes tipo 1, de acordo com dados oficiais.

Os defensores do projeto destacam que países como Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Alemanha já reconhecem o diabetes tipo 1 como uma deficiência.

Além disso, dados da Federação Internacional de Diabetes colocam o Brasil como o 6º país no mundo com mais casos de diabetes em geral e o 3º em prevalência de diabetes tipo 1.

(Com informações da Agência Senado)

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira