CNBC

CNBCxAI de Elon Musk será o primeiro cliente do data center da Nvidia

Mundo

Governo dos EUA paralisa serviços não essenciais após fracasso em aprovação de orçamento no Congresso

Publicado 30/09/2025 • 23:41 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • O governo dos Estados Unidos iniciou à meia-noite desta quarta-feira a paralisação de serviços não essenciais, após o Congresso não conseguir aprovar um acordo de financiamento a tempo de evitar o chamado shutdown. É a primeira vez em quase sete anos que a maior economia do mundo enfrenta esse tipo de bloqueio orçamentário.
  • Na noite de terça-feira, o Senado rejeitou, por 55 votos a 45, a proposta republicana que prorrogaria os gastos federais por sete semanas. Os democratas condicionaram o apoio à inclusão da prorrogação dos créditos fiscais do Affordable Care Act (Obamacare), benefício que reduz o custo do seguro de saúde para milhões de americanos.
  • Especialistas avaliam que um shutdown prolongado pode afetar os mercados financeiros, aumentar a volatilidade do dólar e atrasar indicadores econômicos cruciais, como o relatório de empregos (payroll), que já foi suspenso pelo Departamento do Trabalho.

O governo dos Estados Unidos iniciou à meia-noite desta quarta-feira (1º) a paralisação de serviços não essenciais, após o Congresso não conseguir aprovar um acordo de financiamento a tempo de evitar o chamado shutdown. É a primeira vez em quase sete anos que a maior economia do mundo enfrenta esse tipo de bloqueio orçamentário.

Na noite de terça-feira (30), o Senado rejeitou, por 55 votos a 45, a proposta republicana que prorrogaria os gastos federais por sete semanas. Os democratas condicionaram o apoio à inclusão da prorrogação dos créditos fiscais do Affordable Care Act (Obamacare), benefício que reduz o custo do seguro de saúde para milhões de americanos.

Diante do impasse, o Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca determinou que todas as agências federais executassem imediatamente seus planos de contingência para o fechamento parcial.

Leia mais:
Casa Branca determina início de paralisação nos EUA após derrota de Trump no Senado
Impasse nos EUA: por que a paralisação preocupa o mundo e o Brasil

Impacto imediato

O Escritório de Orçamento do Congresso (CBO) estima que cerca de 750 mil servidores federais podem ser colocados em licença não remunerada ou dispensados temporariamente. O custo diário dessas suspensões é calculado em aproximadamente US$ 400 milhões (R$ 2,13 bilhões).

Serviços considerados essenciais — como controle de tráfego aéreo, operações militares e pagamentos da Previdência Social — continuam em funcionamento. No entanto, áreas ligadas a pesquisa, cultura, processamento de vistos e manutenção de parques nacionais já começam a sentir os efeitos.

Disputa política

O presidente da Câmara, Mike Johnson (Partido Republicano, Louisiana), acusou os democratas de adotar uma “estratégia irresponsável” ao atrelar a negociação à agenda de saúde. “Eles precisam voltar ao bom senso e fazer o que é certo”, disse em entrevista à CNBC.

Já o líder democrata na Câmara, Hakeem Jeffries (Nova York), rebateu: “Se o governo fechou, a decisão foi deles. Estamos prontos para buscar um caminho bipartidário, mas não aceitaremos um projeto que retire proteções de saúde do povo americano”.

O senador John Fetterman (democrata da Pensilvânia) quebrou com a maioria do partido e votou a favor da proposta republicana, mas lamentou o resultado: “É um dia triste para nossa nação. Meu voto foi pelo país, não pelo meu partido”.

Efeitos econômicos

O grupo Business Roundtable, que reúne CEOs das maiores empresas dos EUA, alertou que a paralisação “gera incerteza, prejudica empresas e trabalhadores e atrapalha famílias americanas”.

Especialistas avaliam que um shutdown prolongado pode afetar os mercados financeiros, aumentar a volatilidade do dólar e atrasar indicadores econômicos cruciais, como o relatório de empregos (payroll), que já foi suspenso pelo Departamento do Trabalho.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;