Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Criminosos multiplicam formas de golpear empresas e consumidores na internet. Como evitar?
Publicado 01/10/2025 • 09:02 | Atualizado há 4 horas
Warren Buffett está de olho na maior aquisição da Berkshire Hathaway em três anos
CEO da Ford prevê queda de 50% nas vendas de carros elétricos com fim dos incentivos
JPMorgan Chase avança todo dia para se tornar o primeiro megabanco do mundo totalmente movido a IA
Com críticas de empresários e rivais, primeiro-ministro do Reino Unido se prepara para discurso decisivo
DeepSeek da China lança modelo de IA de nova geração
Publicado 01/10/2025 • 09:02 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
O Brasil é o maior alvo de ciberataques da América Latina. Segundo levantamento da Check Point Research, foram mais de 500 mil ocorrências apenas no primeiro semestre de 2025.
O dado reforça que ataques digitais fazem parte da rotina de usuários e empresas no país, com golpes cada vez mais sofisticados.
Pharming, smishing e phishing estão entre as ameaças mais comuns e exploram tanto falhas técnicas quanto descuidos humanos. A consequência pode ser o roubo de dados, senhas e até dinheiro. “Esses golpes exploram a confiança e a desatenção das pessoas. O primeiro passo é entender como funcionam para evitar cair em armadilhas digitais”, afirma Daniel Tieppo, especialista em cibersegurança e Diretor Executivo da HexaDigital.
No pharming, o usuário é redirecionado de forma invisível para sites falsos, mesmo digitando o endereço correto. O ataque pode ocorrer por falhas em servidores DNS ou por malware no dispositivo.
“No caso do pharming, a atenção deve estar em três pontos: digitar manualmente o endereço de sites sensíveis, desconfiar de mudanças sutis na aparência das páginas e manter sempre os sistemas e antivírus atualizados”, explica Tieppo.
O smishing é um golpe de engenharia social que ocorre via mensagens de texto, em que golpistas se passam por bancos, operadoras ou serviços de entrega para induzir cliques em links maliciosos.
“Nunca clique em links recebidos por SMS se você não solicitou aquele contato. Também não compartilhe senhas ou códigos por mensagem e ative filtros de spam no celular. Esse simples hábito já evita grande parte das tentativas de fraude via smishing”, alerta o especialista.
O phishing é o golpe mais conhecido da internet. E-mails, mensagens e até redes sociais são usados para simular instituições confiáveis e convencer vítimas a entregar logins, senhas e números de cartão.
“A dica principal contra o phishing é sempre checar o remetente antes de clicar em links ou abrir anexos. Recomendo também habilitar a autenticação em dois fatores e participar de treinamentos de conscientização digital, especialmente em empresas”, reforça Tieppo.
O especialista ressalta que o combate a crimes digitais depende de responsabilidade compartilhada. “O usuário precisa adotar hábitos digitais mais seguros, enquanto empresas devem investir em políticas de conscientização e tecnologias de defesa. A combinação de educação e prevenção é a melhor estratégia contra golpes online”, conclui.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Aporte na Cosan deixa a situação da Raízen mais indefinida
Disputa fora de campo: briga por verba de TV coloca Flamengo contra Palmeiras, São Paulo, Santos e outros clubes
Oncoclínicas anuncia reestruturação e foca em parcerias e tratamentos oncológicos; ações disparam após anúncio
O abismo da IA: o que os relatórios mostram — e o que sua empresa realmente precisa fazer
Oktoberfest de Munique suspende atividades após explosão e incêndio