CNBC

CNBCTrump diz que China “está se tornando hostil” e ameaça com novas tarifas por controle de terras raras

Bolsa de Valores

Bolsas europeias fecham em baixa, pressionadas por declarações de Trump e queda nos setores de defesa e mineração

Publicado 10/10/2025 • 16:03 | Atualizado há 9 horas

KEY POINTS

  • As principais bolsas da Europa terminaram o dia em queda nesta sexta-feira (10), após Trump ameaçar aumentar as tarifas impostas à China.
  • Mais cedo, os índices chegaram a oscilar sem direção definida e com pouca força, devido à pressão negativa sobre as ações dos setores de defesa e mineração com o início do cessar-fogo em Gaza.
  • Em Londres, o FTSE 100 caiu 0,92%, fechando aos 9.421,62 pontos. Em Frankfurt, o DAX perdeu 1,40%, encerrando aos 24.266,80 pontos.
Bolsas da Ásia.

Pexels

Bolsas da Europa

As principais bolsas da Europa terminaram o dia em queda nesta sexta-feira (10), depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou aumentar as tarifas impostas à China.

Mais cedo, os índices chegaram a oscilar sem direção definida e com pouca força, devido à pressão negativa sobre as ações dos setores de defesa e mineração, com o início do cessar-fogo em Gaza.

Em Londres, o FTSE 100 caiu 0,92%, fechando aos 9.421,62 pontos. Em Frankfurt, o DAX perdeu 1,40%, encerrando aos 24.266,80 pontos. Em Paris, o CAC 40 recuou 1,53%, para 7.918,00 pontos. Em Milão, o FTSE MIB registrou queda de 1,74%, ficando em 42.047,50 pontos.

Já em Madri, o Ibex 35 caiu 0,78%, aos 15.480,70 pontos. Lisboa foi a exceção, com o PSI 20 subindo 0,73%, a 8.169,87 pontos. Todos esses números são preliminares.

Trump pressiona mercados com ameaça de novas tarifas

“A China fez um movimento sombrio ao controlar as terras raras”, escreveu Donald Trump em sua rede Truth Social nesta sexta-feira (10), dizendo que medidas de retaliação estão sendo seriamente analisadas, principalmente a aplicação de “tarifas pesadas”.

A declaração derrubou as bolsas em Nova York e fez disparar o índice VIX, conhecido como o “termômetro do medo” em Wall Street, trazendo um efeito dominó para os mercados europeus.

Mineração e defesa sentem impacto de medidas e tensões

O segmento de mineração já vinha sofrendo desde quinta-feira (9) com o aperto nas regras de exportação impostas pela China, que são essenciais para a produção de várias tecnologias de defesa, além de outros produtos de uso cotidiano. O subíndice desse setor no Stoxx 600 fechou em baixa de 1,02%.

Entre os destaques negativos, papéis da Glencore caíram 3,25% em Londres, enquanto a ArcelorMittal recuou 5,65% em Amsterdã.

O subíndice europeu de aeroespacial e defesa também teve queda, caindo 1,66%, influenciado ainda pelas novidades vindas do Oriente Médio. O Exército de Israel confirmou que o cessar-fogo com o Hamas começou ao meio-dia desta sexta-feira, logo após o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu aprovar o acordo.

Leia mais:
Bolsas da Ásia fecham majoritariamente em baixa, após pausa de rali em NY

Entre as empresas do setor, o Grupo Renk, da Alemanha, caiu 4,67%; a italiana Leonardo perdeu 4,56%; e a francesa Thales recuou 1,51%.

Também nesta sexta-feira (10), está no radar dos mercados a expectativa de que o presidente francês, Emmanuel Macron, anuncie o nome do novo primeiro-ministro, que vai substituir Sébastien Lecornu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Bolsa de Valores

;