CNBC

CNBCCobertura na torre do relógio em Nova York está a venda; saiba o valor

Energia

Incêndio em subestação no Paraná foi causa de apagão que atingiu todas as regiões do país

Publicado 14/10/2025 • 08:34 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • Moradores de ao menos oito estados brasileiros relataram nas redes sociais falta de energia elétrica. Em alguns locais, o apagão durou poucos segundos. Em outros, a suspensão do fornecimento se estendeu por até 20 minutos.
  • A causa do apagão da madrugada desta terça-feira (14) foi uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga, afetando as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A causa do apagão da madrugada desta terça-feira (14) foi uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga, afetando as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Moradores de ao menos oito estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul) relataram nas redes sociais falta de energia elétrica. Em alguns locais, o apagão durou poucos segundos. Em outros, a suspensão do fornecimento se estendeu por até 20 minutos.

De acordo com o ONS, o incidente começou com um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, que desligou toda a subestação de 500 kV e ocasionou a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. No momento do desligamento, a região Sul exportava aproximadamente 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste.

O ONS informou que iniciou imediatamente ações conjuntas com os agentes para restabelecer a energia. As cargas das regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste foram totalmente recompostas em até 1h30, enquanto a região Sul teve o restabelecimento completo por volta de 2h30 após o início da ocorrência.

Ainda nesta terça-feira, está prevista uma reunião com os principais agentes envolvidos no incidente. O ONS realizará, até sexta-feira (17), a reunião preliminar de Análise da Perturbação para iniciar a elaboração do Relatório de Análise da Perturbação (RAP).

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Energia

;