Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Juíza impede Trump de demitir funcionários federais durante paralisação do governo
Publicado 15/10/2025 • 16:02 | Atualizado há 4 horas
Apple anuncia novos MacBook Pro, iPad Pro e Vision Pro com chip atualizado
Trump pode comparecer pessoalmente à Suprema Corte em julgamento sobre tarifas comerciais
Juíza impede Trump de demitir funcionários federais durante paralisação do governo
Honor revela novo smartphone com um braço de câmera robótico dobrável
Nvidia, Microsoft, xAI e BlackRock participam de acordo de US$ 40 bilhões pela Aligned Data Centers
Publicado 15/10/2025 • 16:02 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
AFP
Uma juíza federal impediu nesta quarta-feira (17) que o governo Trump, por enquanto, de demitir funcionários federais durante a paralisação do governo.
A ordem foi emitida cinco dias depois que o governo emitiu notificações de redução de pessoal para mais de 4 mil funcionários federais.
“As atividades que estão sendo realizadas aqui são contrárias às leis”, disse a juíza Susan Yvonne Illston, do Tribunal Distrital dos EUA de São Francisco, aos advogados do governo na quarta-feira, em uma audiência onde emitiu a ordem de restrição temporária.
“Você não pode fazer isso em uma nação de leis”, disse Illston, de acordo com a NBC News. “E temos leis aqui, e as coisas que estão sendo articuladas aqui não estão dentro da lei.”
A juíza citou comentários do presidente Donald Trump e do diretor de Orçamento da Casa Branca, Russell Vought , que indicaram que os trabalhadores estavam sendo demitidos explicitamente para atingir programas favorecidos pelos democratas.
Dois sindicatos representando dezenas de milhares de trabalhadores federais pediram a Illston para bloquear os RIFs.
O governo Trump alertou que demitiria funcionários durante a paralisação, e o presidente Donald Trump disse repetidamente que os cortes visavam “agências ou iniciativas democratas”.
Leia mais
Paralisação do governo dos EUA: vice-presidente Vance diz que “fraude” é generalizada no uso de seguro-saúde público
Shutdown nos EUA: Senado não aprova novo orçamento e estende paralisação
Pouco antes de Illston emitir sua ordem bloqueando demissões, o diretor de orçamento da Casa Branca, Russell Vought, durante uma entrevista no “The Charlie Kirk Show”, disse que esperava que “mais de 10.000″ empregos federais fossem cortados por causa da paralisação.
Illston disse que o governo Trump aproveitou “a queda nos gastos e no funcionamento do governo para presumir que todas as apostas estão canceladas, que as leis não se aplicam mais a eles e que podem impor as estruturas que gostam à situação governamental que não gostam”, de acordo com a NBC.
A juíza também disse acreditar que os sindicatos seriam capazes de provar que as ações do governo Trump eram ilegais, “arbitrárias e caprichosas”.
O Democracy Forward, um grupo de defesa que representa os sindicatos no tribunal, elogiou sua ordem. “O presidente parece pensar que a paralisação do governo está distraindo as pessoas das ações prejudiciais e ilegais de sua administração, mas o povo americano o está responsabilizando, inclusive nos tribunais”, disse Skye Perryman, CEO da Democracy Forward.
“As declarações de hoje do tribunal deixam claro que a atitude do presidente em relação aos funcionários federais — uma atitude retirada diretamente do manual do Projeto 2025 — é ilegal”, disse Perryman.
″ Nossos funcionários públicos fazem o trabalho do povo, e brincar com seus meios de subsistência é cruel e ilegal e uma ameaça a todos em nossa nação.
Está notícia está em atualização.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Cross default: Conheça a engrenagem invisível que quase quebrou a Ambipar — e pode atingir outros investidores
EXCLUSIVO: Presidente dos Correios prepara trocas nas diretorias como parte do ‘choque de gestão’ para conter rombo bilionário
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
J&F entra no setor de energia nuclear ao comprar participação na Eletronuclear
XP avalia criação de fundo para investidores afetados por COE da Ambipar