Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Jorge Villanueva, da Alpek Polyester: ‘Sem autossuficiência química, o Brasil não alcançará soberania produtiva’
Publicado 22/10/2025 • 15:07 | Atualizado há 3 horas
HBO Max anuncia reajuste de preços em todos os planos a partir desta terça-feira
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Lucro da Coca-Cola sobe 30% no 3º trimestre, mas CEO alerta para desaceleração nos mercados emergentes
Campanha ‘Take Back Tesla’ pede que acionistas rejeitem plano bilionário de remuneração para Musk
Mercado de IA atrai trilhões de dólares e divide investidores entre euforia e temor de bolha
Publicado 22/10/2025 • 15:07 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Durante seminário promovido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), em Brasília, o presidente da Alpek Polyester no Brasil, Jorge Villanueva, defendeu que o país só poderá fortalecer sua soberania nacional se garantir autossuficiência no setor químico, considerado a base das cadeias produtivas.
“Não podemos pensar na soberania ou autonomia das cadeias produtivas se o Brasil não alcançar autossuficiência no setor químico. O setor é a base da economia brasileira”, afirmou Villanueva nesta quarta-feira (22).
O executivo ressaltou a importância da aprovação do Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química (Presiq), projeto de lei em tramitação no Congresso, ressaltando que a medida é essencial para evitar o enfraquecimento da indústria. “O Presiq representa a única, e provavelmente a última, oportunidade de recuperar um setor tão relevante para o país”, destacou.
Villanueva alertou que a indústria química brasileira opera com uma taxa de ocupação de apenas 60%, o que indica 40% de ociosidade, um dos maiores níveis da história. “Esses patamares não são sustentáveis. Hoje as empresas fazem apenas investimentos de manutenção, sem capacidade de modernização, expansão ou redução de emissões. Esses investimentos só serão possíveis com incentivos fiscais previstos no Presiq”, explicou.
O executivo também defendeu avanços na competitividade do gás natural e na redução da carga tributária. “O custo do gás no Brasil é cinco ou seis vezes maior que em países com indústrias químicas fortes. Além disso, a carga fiscal e regulatória é muito mais pesada aqui”, afirmou.
Villanueva afirmou que as negociações com o Congresso e o Executivo avançam, mas ainda enfrentam desafios orçamentários. “O Legislativo e o Executivo entendem a importância do projeto. Agora, é preciso encontrar as contrapartidas que viabilizem o financiamento. Estamos na etapa final das negociações”, concluiu.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’
Apesar de crise, Ambipar mantém contrato com grandes empresas e vai atuar com a Petrobras na Margem Equatorial do Amazonas
CEO do Pão de Açúcar renuncia e grupo nomeia diretor financeiro como interino
Volkswagen revela interrupções na produção em razão de restrições pela China e alerta para risco de uma nova “crise dos chips”