Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Empresa europeia de IA corporativa registra 85% da receita no ano que vem em contratos
Publicado 23/10/2025 • 10:09 | Atualizado há 8 horas
HBO Max anuncia reajuste de preços nos EUA em todos os planos a partir desta terça-feira
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Lucro da Coca-Cola sobe 30% no 3º trimestre, mas CEO alerta para desaceleração nos mercados emergentes
Campanha ‘Take Back Tesla’ pede que acionistas rejeitem plano bilionário de remuneração para Musk
Mercado de IA atrai trilhões de dólares e divide investidores entre euforia e temor de bolha
Publicado 23/10/2025 • 10:09 | Atualizado há 8 horas
KEY POINTS
Wikipédia Commons
SAP
O mundo da IA empresarial é dominado por nomes dos EUA, de Microsoft a Salesforce, mas a Europa tem um player importante que está avançando com força neste espaço: a SAP. Em uma entrevista exclusiva ao “Europe Early Edition” da CNBC, o CEO da SAP, Christian Klein, disse que a IA é “a razão número um” pela qual os clientes estão fechando negócios com a firma.
“Depois de fecharmos o 4T, na verdade, 80% a 85% da nossa receita para o próximo ano já está garantida. Portanto, [temos um] bom pipeline para o 4T e, com isso, quando fecharmos o ano, nossos clientes e também nossos investidores podem esperar que haja um resultado muito positivo”, disse ele.
A carteira de pedidos em nuvem (cloud backlog) da SAP subiu 23% no terceiro trimestre, para 18,8 bilhões, disse a empresa em um balanço de resultados publicado na noite de quarta-feira.
“Eu estava bastante otimista na noite passada, e ainda estou otimista, pois o pipeline parece bom”, disse Klein. “Nós temos, de fato, agora o nosso maior trimestre.”
A receita subiu 7%, para 9,08 bilhões de euros (US$ 10,53 bilhões), ligeiramente abaixo das expectativas de 9,15 bilhões de euros, de acordo com os números de consenso compilados pela LSEG. No entanto, a SAP registrou ganhos de 22% em sua receita de nuvem, com Klein citando o aumento da participação de mercado em IA e nuvem de dados como a razão para o salto na receita.
O Deutsche Bank disse que a firma continua sendo uma “principal escolha” (top pick) no setor europeu de tecnologia e software global, no entanto, observou que a SAP está agora orientando para o limite inferior de sua previsão de receita de nuvem de 21,6 bilhões de euros a 21,9 bilhões de euros este ano.
“*Em um ambiente de ciclos de negócios que se alongam e adiamentos (pushouts) … a SAP continua a executar muito bem, em nossa opinião, mesmo que os atrasos no fechamento de negócios tenham levado a empresa a guiar para o limite inferior de sua faixa de crescimento de receita de Nuvem para o AF25”, disseram analistas do Deutsche Bank em nota liderada por Johannes Schaller.
As ações da SAP estavam inicialmente 2% mais altas no início da sessão de negociação na quinta-feira, mas depois reduziram os ganhos para operar em queda de 2,5%. A ação caiu 3% no acumulado do ano.
Saiba mais:
Mercado de IA atrai trilhões de dólares e divide investidores entre euforia e temor de bolha
A SAP se tornou brevemente a empresa mais valiosa da Europa em março, aproveitando os tailwinds de entusiasmo e ganhos no mercado de ações alemão.
A União Europeia tem enfrentado críticas por sua abordagem legislativa à IA, com algumas empresas pedindo desregulamentação em um esforço para alcançar a corrida global de IA. Klein disse não ter certeza se o bloco está adotando a estratégia certa em comparação com a abordagem dos EUA de: “dê-me sua IA, vamos testá-la, vamos refiná-la, vamos otimizá-la ao longo do tempo.”
O diretor executivo disse estar laser-focused em criar valor, explicando que isso é “100%” o que os clientes estão buscando. Isso ecoa a mensagem de outras firmas e investidores de IA na Europa, visto que os EUA e a China dominam atualmente o treinamento de modelos de linguagem de grande escala, que é a infraestrutura necessária para a IA. No entanto, o sentimento geral é que a Europa tem chance de ser líder em colocá-la em uso.
O treinamento de modelos de linguagem de grande escala agora é uma “commodity”, disse Klein, acrescentando que espera que a aplicação da IA se torne uma prioridade crescente para as empresas e que a aposta da SAP nisso se refletirá no preço de suas ações no futuro.
“*É super importante que não estejamos apenas vendendo para um hype, mas que vejamos adoção real”, disse Klein.
A SAP tem alguma exposição à China por meio de parcerias que permitem que ela trabalhe “na China, para a China”, devido às tensões geopolíticas, observou Klein. A velocidade de desenvolvimento de IA, a baixa regulamentação e o pool de talentos do país tornam-no difícil de ser ignorado, disse ele.
A empresa oferece soluções de nuvem, despesas, e gestão de cadeia de suprimentos e análise para corporações. Ela passou por uma grande reestruturação em 2024 e pivotou em direção a serviços de IA, que agora estão sendo usados em áreas como finanças e supplier sourcing.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Justiça limita venda de bens de diretor de finanças da Ambipar
Casas Bahia firma parceria com Mercado Livre para ampliar alcance no e-commerce
PF faz operação contra fraudes de financiamentos bancários em cooperativa de crédito
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’
Defesa de CFO da Ambipar pede reversão do bloqueio de bens