Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
China adota tom conciliador antes da esperada reunião entre Trump e Xi
Publicado 24/10/2025 • 07:08 | Atualizado há 2 meses
O que vem pela frente para a mídia em 2026? Executivos anônimos fazem previsões ousadas
Starbucks e Burger King recorrem a fundos chineses para disputar mercado local
BP anuncia nova CEO — a quarta troca de comando em seis anos
SoftBank e a OpenAI criarão joint venture de serviços de IA no Japão; entenda impactos nas bolsas asiáticas
Decisão do Banco do Japão pode levar juros ao maior patamar em 30 anos
Publicado 24/10/2025 • 07:08 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Wikipedia Commons
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping
PEQUIM — Estados Unidos e China ainda podem encontrar formas de cooperar, afirmou o ministro do Comércio chinês, Wang Wentao, a jornalistas nesta sexta-feira (24), antes da reunião esperada entre os presidentes dos dois países em 30 de outubro.
“O secretário-geral Xi Jinping enfatizou que o diálogo e a cooperação são a única escolha correta para a China e os Estados Unidos”, disse Wang, em mandarim, com tradução da CNBC. “A China, como uma grande nação responsável, sempre se opôs ao desacoplamento e à ‘ruptura das cadeias’, mantendo o compromisso com a segurança e a estabilidade das cadeias globais de suprimentos.”
Leia também:
Wang afirmou que ambos os lados podem encontrar formas de resolver suas divergências “com base no respeito mútuo”. Segundo ele, os dois países podem “encontrar o caminho certo para uma convivência saudável, estável e sustentável nas relações entre China e Estados Unidos.”
Embora a China ainda não tenha confirmado oficialmente o encontro, a Casa Branca informou, durante a madrugada, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Xi Jinping devem se reunir paralelamente à cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), na Coreia do Sul, na próxima quinta-feira.
Pequim também informou que o vice-primeiro-ministro He Lifeng viajará à Malásia de sexta a segunda-feira para participar de negociações comerciais com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent.
O ministro do Comércio, Wang, falou durante uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, após o “Quarto Plenário” — uma reunião de alto nível para discutir metas de desenvolvimento de cinco anos —, que foi concluída na quinta-feira.
Na mesma coletiva, Han Wenxiu, alto funcionário do Comitê Central do Partido Comunista Chinês, afirmou que a China deve “se empenhar para alcançar grandes avanços” em novos motores tecnológicos, ao mesmo tempo em que promove o consumo e acelera a construção de um novo sistema energético.
“As relações entre grandes potências influenciam a conjuntura internacional, e as mudanças nessa conjuntura impactam profundamente o desenvolvimento interno da China”, disse Han, que é vice-diretor executivo do Escritório de Assuntos Financeiros e Econômicos do Comitê Central.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Família de Chorão perde direitos sobre a marca Charlie Brown Jr.; entenda as consequências
2
Com prejuízo bilionário, Correios veem crise do plano de saúde acelerar urgência por crédito
3
Serasa: inadimplência de empresas bate recorde em outubro; veja números
4
Brasil ultrapassa EUA e assume liderança global na produção de carne bovina
5
O que é vibe coding e como ele fez uma startup sueca valer US$ 6,6 bilhões