Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Após tarifas de Trump, banana nos EUA tem alta de 5,4% e deixa de ser símbolo de estabilidade nos preços
Publicado 24/10/2025 • 12:57 | Atualizado há 15 horas
Trump encerra todas as negociações comerciais com o Canadá após anúncio publicitário com Reagan sobre tarifas
EUA: taxa de inflação atinge 3% em setembro, abaixo do esperado
GM demite mais de 200 funcionários administrativos em nova rodada de cortes de pessoal
O que um corte nas compras de petróleo bruto russo pela Reliance significaria para a Índia
Após tarifas de Trump, banana nos EUA tem alta de 5,4% e deixa de ser símbolo de estabilidade nos preços
Publicado 24/10/2025 • 12:57 | Atualizado há 15 horas
KEY POINTS
Freepick
Preço das bananas sobe 5,4% desde abril após tarifas de Trump
Você deve ter notado ao fazer compras no supermercado que as bananas, geralmente um dos itens com preço mais estável na prateleira, não estão mais imunes ao aumento dos custos.
Antes apelidada de “a fruta que a inflação esqueceu” por seu longo histórico de preços estáveis, as bananas ficaram ainda mais caras em setembro. Os preços subiram 0,4% no mês passado, de acordo com novos dados do índice de preços ao consumidor divulgados na sexta-feira.
Isso culmina em um aumento excepcionalmente acentuado de 5,4% desde abril, quando o presidente Donald Trump impôs tarifas globais que afetaram os principais produtores na América Central. Com praticamente nenhuma produção nos EUA, o mercado está diretamente exposto a essas tarifas.
As bananas não são a única coisa que ficou mais cara, é claro. Os preços de bens diários como roupas, suprimentos domésticos e mantimentos têm subido constantemente desde abril, com a taxa de inflação anual subindo de 2,9% para 3% em setembro, de acordo com o relatório do IPC de sexta-feira.
Mas as bananas se destacam porque “há muito são consideradas ‘à prova de inflação’, com preços permanecendo estáveis por décadas”, diz Brandon Parsons, especialista em economia da Pepperdine Graziadio Business School.
Saiba mais:
China zera importações de soja dos EUA e amplia compras do Brasil em quase 30%
As tarifas de Trump parecem ter mudado isso, diz Parsons. Embora uma ordem executiva da Casa Branca que entrou em vigor em 8 de setembro tenha oferecido alívio tarifário para “certos produtos agrícolas não cultivados ou produzidos em quantidades suficientes nos EUA”, a isenção se aplica apenas a países com novos acordos comerciais recíprocos.
Nenhum dos principais fornecedores de bananas — Guatemala, Equador, Honduras e Costa Rica — se qualifica, o que significa que as tarifas permanecem em vigor, com alíquotas de até 15%, diz Tom Stenzel, diretor executivo da Banana Importers Association.
“Os fatos são que as tarifas estão em vigor”, diz Stenzel. “Embora certamente adicionem custo à cadeia de suprimentos, a forma como afetam os preços de varejo provavelmente varia”, dependendo da loja.
“Dado que a inflação dos EUA tem sido cumulativamente de cerca de 50% nos últimos 15 anos, o preço da banana deveria estar em torno de US$ 1 por libra hoje”, mesmo que tenha se movido pouco, para 67 centavos, diz Parsons. “Isso destaca o quão estáveis os preços da banana têm sido, historicamente.”
Talvez o exemplo mais emblemático da estabilidade de preços da banana seja no Trader Joe’s. A rede de supermercados manteve seu preço de 19 centavos por banana por mais de duas décadas antes de aumentá-lo para 23 centavos no início de 2024, após anos de absorver custos que aumentavam gradualmente — um movimento que os compradores apelidaram de “o fim de uma era”, de acordo com The Guardian.
As bananas permaneceram em grande parte baratas porque são abundantes, baratas de cultivar e estragam rapidamente, forçando os vendedores a movimentar o estoque rapidamente em vez de esperar por preços mais altos. A maioria vem da América Central, onde os baixos custos e as condições climáticas ideais permitem o cultivo durante todo o ano.
“As bananas não podem ser estocadas, e os produtores dos EUA não podem aumentar a produção para substituir as importações, então devemos absolutamente esperar que um imposto de 10% sobre as importações de bananas eleve os preços da banana”, diz Erica York, vice-presidente da Tax Foundation.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Cade multa CSN em R$ 128 milhões por descumprimento de termo ligado à Usiminas
2
Ambipar: nova decisão judicial limita movimentação de bens de CFO; é o segundo executivo da empresa a ser notificado nas últimas 48 horas
3
Cosan: conselho aprova oferta de novas ações ao BTG e Perfin para reduzir dívida e reforçar capital
4
Otimismo com a economia cresce, mas medo do desemprego freia confiança do consumidor
5
Trump confirma encontro com Xi Jinping na Coreia do Sul em meio a tensões comerciais com a China