Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘Taxa das blusinhas’ leva 38% dos brasileiros a desistirem de compras em sites internacionais, mostra CNI
Publicado 27/10/2025 • 15:26 | Atualizado há 2 meses
BREAKING NEWS:
Trump afirma que não permitirá pagamento de dividendos e recompra de ações por empresas de defesa
Exclusivo CNBC: John Deere reforça peso do Brasil em estratégia global e avança em automação
Quebra de patentes: como as farmacêuticas americanas estão lidando com o fenômeno
Entenda como proposta de Trump no Medicaid pode alterar cobertura de saúde
Como a Rússia está se beneficiando do plano de Trump para o petróleo da Venezuela
Economia da Índia deve crescer 7,4% em 2026 apesar das incertezas comerciais iminentes
Publicado 27/10/2025 • 15:26 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Pexels
Blusas
O Imposto de Importação, apelidado de “taxa das blusinhas”, aumentou a disistência de compras internacionais de 13% para 38% entre maio de 2024 e outubro de 2025, segundo a pesquisa Retratos do Brasil, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) à Nexus, divulgada nesta segunda-feira (27).
Segundo o levantamento, o aumento da taxação de 20% sobre importações de até US$ 50 alterou o comportamento de consumo e impulsionou a busca por alternativas nacionais. O total de consumidores que procuraram produtos similares com entrega no Brasil passou de 22% para 32%. Já os que desistiram completamente da compra caíram de 58% para 42%.
Leia também:
Para o superintendente de Economia da CNI, Marcio Guerra, a medida ajuda a equilibrar a concorrência com o mercado estrangeiro. “A implementação do Imposto de Importação é o início de um processo que busca trazer mais justiça e competitividade para a indústria nacional. No entanto, o imposto ainda está em um patamar muito aquém do necessário para chegarmos a esse equilíbrio, pois a carga tributária de outros países é muito menor que a nossa”, afirmou.
A desistência por conta do imposto foi mais comum entre:
O custo com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) também levou mais brasileiros a desistirem de importar: o percentual subiu de 32% para 36% no mesmo período. O impacto foi maior entre pessoas com ensino superior (48%), jovens (45%), quem ganha mais de cinco salários mínimos (41%) e moradores do Nordeste (41%).
Entre os consumidores que abandonaram a compra por causa do ICMS:
O preço do frete internacional e o tempo de entrega seguem entre os principais fatores de desistência. Segundo a pesquisa, 45% dos consumidores deixaram de concluir a compra por causa do frete, fiocando cinco pontos percentuais a mais que em maio do ano passado. Outros 32% desistiram devido ao prazo de entrega, um leve recuo ante os 34% registrados anteriormente.
“Isso pode sinalizar um avanço na racionalidade do consumidor brasileiro na hora da compra, ou seja, a ‘taxa da blusinha’ trouxe reflexões que antes desapareciam por conta do tamanho da diferença dos preços”, avaliou Guerra.
A desistência por causa do prazo de entrega é mais comum entre pessoas com ensino superior (43%), de 25 a 40 anos (40%), com renda superior a cinco salários mínimos (39%) e residentes na região Sul (36%).
Três em cada quatro entrevistados (75%) afirmaram que os produtos comprados no exterior foram destinados ao uso pessoal. O número chega a 90% entre pessoas com mais de 60 anos e a 84% entre moradores do Norte e Centro-Oeste. Apenas 10% disseram comprar exclusivamente para uso profissional e 2% com objetivo de revenda.
A pesquisa ouviu 2.008 pessoas com 16 anos ou mais em todos os estados e no Distrito Federal, entre 10 e 15 de outubro de 2025. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50
2
Banco Master: FGC trava R$ 41 bilhões e acende alerta regulatório
3
Brasil registra alta expressiva na chegada de chineses e mira recordes para 2026
4
Venezuela lidera ranking do petróleo; veja os 10 países com mais reservas
5
Executivo do Grupo Corona é encontrado morto no México