CNBC
A Samsung havia anunciado um contrato que iniciava em julho de 2025, cujo seu término era dezembro de 2033.

CNBCSamsung constrói unidade com 50 mil GPUs da Nvidia para automatizar fabricação de chips

Notícias do Brasil

“O Brasil pode ser um hub de tecnologia sustentável”, diz Haddad

Publicado 03/11/2025 • 22:25 | Atualizado há 12 horas

KEY POINTS

  • A declaração é do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que respondeu ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo da CNBC, durante evento pré-COP30 realizado em São Paulo.
  • O ministro foi indagado sobre a nova polêmica gerada por ambientalistas, que criticam a instalação de fazendas digitais, principalmente na região Nordeste, onde há menos disponibilidade de recursos hídricos.
Fernando Haddad, Ministro da Fazenda do Brasil

Evaristo Sa/AFP

O Ministro da Faenda, FErnando Haddad, em discurso durante a assinatura da lei de incentivo às exportações no Palácio do Planalto, em 28 de julho de 2025.

“O Brasil pode ser um hub de tecnologia sustentável e atrair data centers de ponta. Estamos ajustando o programa para que todas as regiões estejam no radar dos investidores estrangeiros.” A declaração é do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que respondeu ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo da CNBC, durante evento pré-COP30 realizado em São Paulo. O ministro foi indagado sobre a nova polêmica gerada por ambientalistas, que criticam a instalação de fazendas digitais, principalmente na região Nordeste, onde há menos disponibilidade de recursos hídricos.

Leia mais:
“Precisamos falar mais de captura de carbono”, diz presidente da COP30

O programa em questão é o Regime Especial de Tributação para Serviços de Data Center (Redata), instituído pela Medida Provisória nº 1.318/2025, de 17 de setembro de 2025. A MP altera a Lei 11.196/2005 para incluir o regime especial que concede benefícios fiscais a empresas que instalarem ou ampliarem data centers no Brasil. O texto está em tramitação no Congresso Nacional e deve ser votado em breve para que os incentivos previstos entrem em vigor.

Haddad destacou que o Redata está sendo adaptado para ampliar o alcance dos investimentos para além do Nordeste, região que atrai mais empresas pela proximidade com o Hemisfério Norte, onde estão as big techs, e pela oferta de energia renovável. Segundo o ministro, o programa poderá ter subsídios maiores para incentivar a instalação de data centers em outras regiões do país.

O ministro também comentou sobre o Tropical Forests Forever Facility (TFFF), fundo que remunera países com florestas tropicais pela preservação, e disse já considerar a iniciativa um sucesso antes mesmo da COP30.

“Esse fundo já nasce forte. A expectativa é de que possamos captar pelo menos 10 bilhões de reais ainda durante esta COP, o que mostra o interesse global por soluções baseadas na natureza”, afirmou Haddad.

O papel da economia digital como ponte para a transição ecológica também foi citado pelo embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, que reforçou a importância de integrar inovação tecnológica e sustentabilidade. “O reflorestamento continua sendo uma das formas mais eficazes de sequestrar CO₂ da atmosfera. É preciso transformar essa capacidade em valor econômico real, com um mercado de carbono sólido e transparente”, declarou.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;