Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Carros elétricos no Brasil: crescimento de 85% em 2024 não basta para consolidar mercado
Publicado 09/11/2025 • 07:05 | Atualizado há 3 meses
Mercado encara temores com IA, balanços e inflação nos EUA; veja os destaques da semana
Apple desafia YouTube e Spotify com nova aposta em podcasts em vídeo
Veja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026
Criptomoedas desempenham um papel crescente em redes de tráfico humano, aponta relatório
Ex-banqueiro aposta no mercado de chás e cria império de US$ 578 milhões
Publicado 09/11/2025 • 07:05 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Pixabay
Carro elétrico
Mesmo com o salto de 85% nas vendas de carros elétricos registrado em 2024, o Brasil continua longe de consolidar esse tipo de veículo no mercado.
De acordo com um levantamento da Thymos Energia, persistem entraves econômicos, técnicos e políticos que freiam a expansão da eletro mobilidade no país. A pesquisa revela que, entre todos os veículos licenciados no ano passado, menos de 7% eram elétricos.
Leia também:
Vendas de carros elétricos no Brasil devem passar as 200 mil unidades, mas o que é preciso saber antes de comprar
Essa baixa participação indica que, apesar do interesse crescente dos consumidores, o setor ainda esbarra em desafios estruturais, como o alto custo de aquisição, a falta de incentivos e a limitação na infraestrutura de recarga.
O estudo destaca que o país se encontra em um ponto decisivo para o futuro da mobilidade elétrica. Sem ações coordenadas entre governo, indústria e setor energético, o Brasil corre o risco de perder competitividade na corrida global pela eletrificação.
Leia também:
Por que os carros elétricos perdem valor mais rápido — e por que isso pode mudar em breve
Além de comprometer a indústria automotiva, essa lentidão também pode atrasar a descarbonização das cidades e a geração de benefícios ambientais e econômicos.
Entre os principais obstáculos estão os custos elevados das baterias e a ausência de uma produção nacional de íons de lítio, considerada estratégica para o avanço do setor.
Para Victor Ribeiro, consultor estratégico da Thymos Energia, o valor elevados das baterias não é o único fator que encarece o vaículo.
“Há outras barreiras econômicas, como o alto preço de compra do veículo elétrico, alta tributação, a tarifa de eletricidade no Brasil e os desafios de reciclagem e à extração de minerais críticos para tornar esses veículos mais sustentáveis” revela Ribeiro.
O cenário é agravado por um sistema tributário complexo, tarifas de energia caras e baixa rentabilidade na revenda dos veículos elétricos.
Leia também: BMW entrega novos modelos de carros elétricos ao elenco do Real Madrid e reforça parceria com foco em inovação
Outro ponto crítico é a infraestrutura de recarga, ainda insuficiente e concentrada nas grandes capitais. Essa limitação desestimula motoristas que consideram a compra de um modelo elétrico, especialmente em regiões onde as distâncias são maiores e os pontos de carregamento, escassos.

A Thymos Energia defende que o país precisa adotar um planejamento integrado para que a eletro mobilidade se torne viável em larga escala.
Leia também:
CEO da Ford prevê queda de 50% nas vendas de carros elétricos com fim dos incentivos
Isso inclui o desenvolvimento de carregadores inteligentes, a criação de tarifas específicas para veículos elétricos e o incentivo a sistemas de troca de energia entre os automóveis e a rede elétrica.
O consultor estratégico da Thymos Energia, revela que o “Smart charging” (carregadores inteligentes) servem para tempo e potência conforme a tarifa, a demanda da rede e restrições do usuário, evitando picos e reduzindo custo total.
“Na prática, desloca a recarga para fora do horário de pico por meio de sinais tarifários, achata a curva de demanda em frotas e pátios e melhora o uso dos ativos da rede.” afirma Ribeiro.
Segundo o levantamento, o avanço da mobilidade elétrica depende de investimentos coordenados entre o poder público, as montadoras e as empresas de energia. Entre elas estão:
De acordo com Ribeiro “Esse conjunto de ações articuladas precisam ser tratadas de forma urgente e coordenada.” detalha o especialista.
Leia também:
De olho no mercado europeu, Xiaomi planeja showrooms para lançar carros elétricos no continente em 2027
Somente assim será possível superar as barreiras econômicas e técnicas e transformar o setor automotivo brasileiro em um protagonista da transição da conquista de carros elétricos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Os Bancos estão funcionando nesta segunda-feira (16)? Confira horários de atendimento
2
A Bolsa de Valores está funcionando nesta segunda-feira (16)?
3
Carnaval 2026 recebe R$ 85 milhões em verba federal e vira foco de disputa política
4
Baly registra recorde de vendas com energético ‘sabor Tadala’ no Carnaval; Conselho de Farmácia critica produto
5
Veja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026