Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Índia tem melhor mês da história no setor automotivo, com alta de 40% impulsionada por festas e cortes de impostos
Publicado 07/11/2025 • 10:26 | Atualizado há 6 horas
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
Trump anuncia acordos com Eli Lily e Novo Nordisk
Publicado 07/11/2025 • 10:26 | Atualizado há 6 horas
KEY POINTS
Pexels
A indústria automobilística da Índia registrou seu melhor mês da história em outubro, evidenciando uma forte recuperação no consumo doméstico que pode compensar o impacto da desaceleração das exportações para os Estados Unidos.
As vendas totais no varejo em todos os segmentos de veículos, de carros a tratores, aumentaram 40,5% em relação ao ano anterior, segundo dados da Federação das Associações de Concessionários de Automóveis.
“Os segmentos de veículos de passeio e de duas rodas atingiram máximas históricas, sinalizando uma renovação da confiança do consumidor e fortes fundamentos econômicos”, afirmou C.S. Vigneshwar, presidente da entidade, no comunicado.
Leia também:
A indústria automotiva indiana responde por 7,1% do produto interno bruto do país e por quase metade do PIB da manufatura, de acordo com dados do governo. O país é o quarto maior produtor de automóveis do mundo. As exportações para os EUA representam 2% do PIB da Índia.
A japonesa Maruti Suzuki India e a sul-coreana Hyundai Motor India dominam o mercado doméstico de carros, seguidas pelas fabricantes locais Tata Motors e Mahindra & Mahindra.
As vendas de veículos de passeio cresceram 11% na comparação anual, chegando a 557 mil unidades em outubro, enquanto as vendas de scooters e motocicletas dispararam 52%, para 3,15 milhões, impulsionadas pela demanda rural, pela redução do imposto sobre bens e serviços (GST) e pelo período de festas.
As concessionárias registraram “maior fluxo de clientes e melhor sentimento, levando a taxas de conversão extremamente altas”, observou a FADA.
O consumo privado e familiar agora representa mais de 60% do PIB da Índia no ano fiscal de 2025, um nível comparável ao de economias desenvolvidas como Estados Unidos e Reino Unido, reduzindo a dependência do país das exportações.
A recuperação da demanda doméstica pode ajudar a compensar o impacto negativo das tarifas elevadas impostas pelos EUA sobre produtos indianos desde agosto, avaliam analistas.
Em setembro, o governo indiano anunciou amplos cortes no GST para estimular a demanda, incluindo a redução de impostos sobre carros pequenos e veículos de duas rodas de 28% para 18%.
Segundo dados da FADA, a demanda rural se destacou: as vendas de veículos de passeio em cidades menores cresceram mais de três vezes o ritmo registrado nos grandes centros urbanos, enquanto as vendas de motos e scooters quase dobraram o crescimento urbano.
Concessionárias de veículos de duas rodas e de carros, especialmente em regiões rurais, esperam que a forte demanda continue pelos próximos três meses, afirmou a entidade do setor.
A FADA considera rural qualquer cidade em que mais de 40% da população masculina trabalhe na agricultura.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
2
CEO Tércio Borlenghi tem participação reduzida na Ambipar e fato relevante cita ‘venda irregular de ações’
3
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
4
China libera importação de frango do Brasil proibida desde maio por causa da gripe aviária
5
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção