Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Cancelamentos de voos ultrapassam 2,7 mil nos EUA com shutdown
Publicado 10/11/2025 • 08:28 | Atualizado há 2 meses
Cobre caminha para melhor ano desde 2009 com impulso da IA e temor de escassez
Atas do Fed revelam divisão de membros sobre corte de juros
EUA sancionam grupos estrangeiros ligados ao comércio de armas; veja países envolvidos
Vendas de Champagne disparam no Ano-Novo, mas denúncias trabalhistas pressionam o setor
De spa de dados a servidores no espaço: crise de energia redesenha a computação em nuvem
Publicado 10/11/2025 • 08:28 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
AFP__20251009__789P9FG__v1__HighRes__UsPoliticsCongressGovernmentShutdown
Cancelamentos de voos ultrapassam 2,7 mil nos EUA com shutdown
As companhias aéreas dos Estados Unidos registraram mais de 2,7 mil cancelamentos de voos neste domingo, 9, em meio à paralisação do governo federal e à escassez de controladores de tráfego aéreo, que estão há quase um mês sem receber salários. A crise no sistema aeroportuário tende a se agravar nas próximas semanas, segundo autoridades americanas.
O secretário de Transporte, Sean Duffy, alertou que o tráfego aéreo no país pode ser “drasticamente reduzido” caso a paralisação se estenda até o feriado de Ação de Graças, no fim de novembro. Segundo ele, a redução poderá chegar a 20% dos voos se os controladores ficarem sem o segundo pagamento consecutivo.
De acordo com dados da FlightAware, além dos cancelamentos de voos, quase 10 mil atrasos foram registrados no domingo. Outros 1,5 mil cancelamentos ocorreram no sábado, 8, e mil na sexta-feira, 7. O Aeroporto de Atlanta liderou as interrupções, seguido pelos terminais de Chicago e Dallas-Fort Worth.
Duffy afirmou que entre “15 e 20 controladores por dia estão se aposentando” e que o Departamento de Defesa ofereceu controladores militares para apoiar o sistema civil. No entanto, não está claro se esses profissionais possuem certificação adequada para a função.
Leia também:
Bolha da IA? Especialistas falam sobre riscos, métricas e estratégias para proteção
COP30 tem início no Brasil — e a ausência de Trump paira sobre a cúpula climática
Tesouro dos EUA prevê forte impacto do shutdown no crescimento da economia
A Administração Federal de Aviação (FAA) anunciou nesta segunda-feira novas restrições, proibindo a maior parte dos voos privados em 12 aeroportos dos EUA, incluindo Nova York (JFK), Los Angeles (LAX), Atlanta (ATL) e Chicago (ORD). A medida busca aliviar a sobrecarga causada pela escassez de pessoal.
Na semana passada, o governo determinou que as companhias aéreas comerciais reduzissem seus voos em até 10% até o fim desta semana. Mais de 4,5 mil voos comerciais foram cancelados no fim de semana, enquanto 17 mil sofreram atrasos, segundo a FlightAware.
A Associação Nacional de Aviação de Negócios (NBAA) afirmou que está colaborando com as autoridades para garantir segurança e clareza nas operações, enquanto o Senado tenta avançar em um acordo para encerrar o impasse.
Com o prolongamento do shutdown, os cancelamentos de voos devem continuar aumentando nos próximos dias, pressionando companhias aéreas, aeroportos e milhões de passageiros em plena temporada de feriados.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings