CNBC

CNBCImportantes CEOs do setor imobiliário dizem que não há êxodo corporativo em Nova York após vitória de Mamdani

Notícias do Brasil

‘Diploma cada vez tem menos relevância’, diz Tarcísio, às vésperas de prova do Enem

Publicado 14/11/2025 • 18:12 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Tarcísio afirmou que o diploma universitário “tem cada vez menos relevância” e que o mercado prioriza habilidades práticas, comunicação e domínio de idiomas
  • A fala ocorre às vésperas do Enem, enquanto dados da OCDE mostram que o ensino superior ainda garante maior empregabilidade e salários até 148% superiores no Brasil
  • Especialistas defendem ampliar o ensino técnico, mas ressaltam que o país ainda precisa aumentar o número de formados na universidade para alcançar padrões internacionais
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas.

Foto: RAUL LUCIANO/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta quinta-feira (13) que o mercado está cada vez mais “desapegado” do diploma. Na opinião do governador, a formação no ensino superior está perdendo a importância. “O diploma cada vez tem menos relevância”, defendeu ele, durante evento sobre a expansão do Ensino Médio Técnico nas escolas do Estado.

“O mercado está cada vez mais interessado em saber quais são suas habilidades e menos onde você se formou.”

Ele ainda afirmou que as habilidades valorizadas atualmente – e que possibilitam ascender profissionalmente – são: dominar o português, “saber transformar problemas grandes em problemas menores” e falar outros idiomas.

Leia mais:
‘Não dá para ser só repositório de dados’, diz Tarcísio sobre avanço de data centers
Em dia de visita a Bolsonaro, Tarcísio afirma que governo deve agir com ‘mais energia’ em negociações por tarifaço

“Você consegue se comunicar, você se comunica bem? Porque bom gerente é aquele que se comunica 90, 95% do tempo dele.”

A declaração foi dada às vésperas do segundo dia de prova do Enem, que ocorre neste domingo (16), quando 5 milhões de jovens buscam uma vaga na universidade.

Apesar do ensino técnico ser uma alternativa defendida por muitos especialistas para uma formação mais atrelada ao mercado e para aproximar o jovem do ensino médio, há consenso de que o Brasil ainda precisa aumentar o número de formados em universidades. A porcentagem de adultos brasileiros com ensino superior é de cerca de 24% (faixa etária de 25 a 64 anos), significativamente menor que a média de 49% de países desenvolvidos, membros da OCDE.

Segundo o relatório Education at a Glance (EaG) 2025, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne as principais e mais ricas economias do mundo, ter um diploma de ensino superior aumenta as chances de ter um emprego e melhores salários, que chegam a mais que o dobro daqueles que têm formação até o ensino médio.

Leia mais:
Tarcisio visita Bolsonaro em prisão domiciliar com tensão sobre candidatura
Para frear pressão do Centrão, família Bolsonaro nega acerto com Tarcisio

Os dados mostram que brasileiros de 25 a 64 anos que concluem o ensino superior ganham, em média, 148% a mais do que aqueles que têm ensino médio. Essa diferença é maior do que a média dos países da OCDE, que é de um salário médio 54% maior.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;