CNBC
Warner Bros Discovery.

CNBCParamount, Comcast e Netflix apresentam ofertas para comprar a Warner Bros. Discovery

Mundo

Ações de defesa europeias e preços do gás caem com EUA e Ucrânia avançando em plano de paz

Publicado 24/11/2025 • 09:42 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • As ações de defesa da Europa estavam sendo negociadas em baixa na segunda-feira, estendendo as perdas após caírem acentuadamente na sessão anterior
  • Os preços do gás europeu, por sua vez, caíram abaixo de 30 euros (US$ 34,59) por megawatt-hora, registrando a mínima em 18 meses
  • Os EUA disseram no domingo que houve progresso nas negociações no fim de semana, mas que nenhum acordo foi alcançado sobre garantias de segurança para a Ucrânia
Uma foto tirada em 8 de março de 2022 mostra as bandeiras da União Europeia e da Ucrânia tremulando do lado de fora do Parlamento Europeu.

Bandeiras da União Europeia e da Ucrânia tremulando do lado de fora do Parlamento Europeu.

FREDERICK FLORIN/AFP

As ações de defesa europeias caíram na segunda-feira (24), estendendo os declínios, já que a Ucrânia e os EUA fizeram progresso em propostas de paz durante o fim de semana.

O índice Stoxx Europe Aerospace and Defense estava 2,1% mais baixo durante as negociações da manhã, caindo para seu nível mais baixo desde julho, de acordo com dados da LSEG. O índice encerrou a sessão de sexta-feira em queda de mais de 3,4%.

A Rheinmetall, Hensoldt e Renk, da Alemanha, caíram cerca de 4%, caindo para a parte inferior do índice pan-europeu Stoxx 600. A Saab, da Suécia, caiu 3,5%.

Os preços de referência do gás natural na Europa, por sua vez, caíram abaixo de 30 euros (US$ 34,59) por megawatt-hora na manhã de sexta-feira, registrando uma mínima em 18 meses.

A notícia surge depois que os EUA disseram no domingo que houve progresso nas negociações de paz no fim de semana, que contaram com a presença do Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, mas que nenhum acordo foi alcançado sobre garantias de segurança para a Ucrânia.

Os EUA e a Ucrânia concordaram que as consultas foram “altamente produtivas”, disseram os países em um comunicado conjunto divulgado no domingo.

A União Europeia, por sua vez, estabeleceu seus próprios objetivos para garantir uma paz sustentável na Ucrânia. A Comissão Europeia disse no domingo que as condições-chave incluem nenhuma mudança forçada de fronteira e nenhuma limitação às forças armadas de Kiev.

Estes elementos parecem desafiar algumas das propostas apresentadas em um plano de paz dos EUA amplamente vazado. Washington teria proposto que a Ucrânia cedesse terras, incluindo Crimeia, Luhansk e Donetsk, e se comprometesse a nunca aderir à aliança militar OTAN.

O plano também supostamente dizia que Kiev receberia garantias de segurança “confiáveis”, enquanto o tamanho das Forças Armadas Ucranianas seria limitado a 600.000 pessoas, de acordo com a The Associated Press, que obteve uma cópia do rascunho da proposta.

Analistas estavam duvidosos de que o plano dos EUA, que é considerado favorável à Rússia, seria apoiado pela Ucrânia.

Saiba mais:

Líderes da UE e da África discutem comércio e minerais, sob a sombra da Ucrânia

Ucrânia ataca usina de energia e aquecimento russa na região de Moscou

Ucrânia sob pressão em meio a relatos de que Rússia e EUA elaboraram um plano de paz secreto

Uma posição estrutural?

Analistas ficaram um tanto surpresos com os movimentos de queda das ações de defesa europeias. “A reação do mercado a potenciais acordos de paz foi exagerada até agora”, disse Loredana Muharremi, analista de ações da Morningstar, na segunda-feira.

“Mesmo que haja um acordo, o setor não deve ver uma queda de choque de mercado, já que as avaliações de defesa europeias são sustentadas por aumentos estruturais nos orçamentos de defesa em toda a Europa, em vez de receitas de curto prazo da Ucrânia”, disse Muharremi.

Separadamente, Ben Gutteridge, estrategista de insights de mercado da Invesco, disse que era uma visão “perfeitamente razoável” esperar que a Rússia possa se tornar ainda mais confiante em sua estratégia geopolítica no médio prazo.

“Eu acho… eu compartilharia que a história estrutural para comprar ações de defesa, por assim dizer, ainda me parece estar em vigor. As esferas de influência parecem cada vez mais tensas e, portanto, as ações de defesa têm uma posição estrutural nos portfólios”, disse Gutteridge ao “Squawk Box Europe” da CNBC na segunda-feira.

“A perspectiva geopolítica, no curto prazo, parece um pouco mais encorajadora, mas para o médio e longo prazo, ainda parece precária”, acrescentou ele.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;