CNBC
Alimentos na prateleira de um mercado.

CNBCTrump corta tarifas, mas preços dos alimentos devem continuar altos

Empresas & Negócios

Amazon Brasil anuncia iniciativa para apoiar pequenos negócios da Amazônia e Pantanal

Publicado 25/11/2025 • 07:57 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Ação tem parceria com o Ministério do Empreendedorismo.
  • Iniciativa conecta expertises locais a tecnologias globais para promover desenvolvimento econômico e valorizar produtos amazônicos e pantaneiros de forma nacional e internacional.
  • Com apoio de instituições como Sebrae, Banco do Brasil e Origens Brasil, o projeto estrutura a presença digital dos produtores.

Divulgação / Amazon Brasil

A Amazon Brasil e o Ministério do Empreendedorismo (MEMP) anunciaram uma ação conjunta para impulsionar empreendedores nos biomas Amazônia e Pantanal. Amparada por um acordo de cooperação prévio, a iniciativa foca na capacitação e na ampliação do alcance de mercado desses pequenos negócios

Segundo a varejista, o projeto reforça a identidade da marca, cujo nome homenageia o rio Amazonas. A escolha original visava traçar um paralelo entre a imensa biodiversidade da floresta tropical e o inventário ‘infinito’ que a empresa se propunha a construir.

Com apoio de instituições como Sebrae, Banco do Brasil e Origens Brasil, o projeto estrutura a presença digital dos produtores. Além de capacitação para vendas online, a iniciativa cria canais de escoamento dedicados — incluindo uma página própria e espaço no Shopping BB Sustentabilidade —, nacionalizando o acesso a esses produtos.

“Investir em pequenas e médias empresas é investir no futuro do Brasil. Elas são verdadeiras catalisadoras de transformação social e econômica, gerando empregos locais, impulsionando a inovação, cultura e fortalecendo comunidades,” afirma Juliana Sztrajtman, presidente da Amazon Brasil. “Com as ferramentas certas e parcerias estratégicas, podemos ampliar ainda mais o alcance e a competitividade dos empreendedores brasileiros no mercado digital, promovendo um crescimento sólido para milhares de negócios pelo país.”

Segundo a empresa, à medida que a Amazon expande suas operações no Brasil, a empresa mantém um foco constante no impacto positivo que suas tecnologias e negócios podem trazer, resultando em um crescimento responsável e integrado com as comunidades locais.

Leia mais:

Amazon vai investir US$ 50 bilhões em IA para o governo americano; entenda

“O BB acredita que sustentabilidade não se faz sozinha. Por isso, celebramos parcerias como esta, que ampliam oportunidades para pequenos produtores, fortalecem cadeias produtivas responsáveis e promovem a economia local valorizando o saber das pessoas que vivem e produzem na floresta, que terão seus produtos também expostos no aplicativo do Banco, por meio do Shopping BB”, explicou o vice-presidente de Negócios Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron.

A nova vitrine regional integra o ecossistema de sustentabilidade da varejista, complementando o programa Climate Pledge Friendly. Implementada no Brasil em 2024, a iniciativa utiliza mais de 40 certificações de terceiros — como Orgânicos do Brasil, Rainforest Alliance e Fair for Life — para sinalizar ao consumidor milhares de itens socioambientais em categorias que variam de alimentos e beleza a eletrônicos.

“Em pouco tempo a Amazon se tornou um catalisador para a expansão de negócios locais, onde 78% das vendas pelo marketplace acontecem fora dos estados onde os vendedores estão sediados, evidenciando o poder da digitalização na quebra de barreiras geográficas.” comenta Juliana. “Nossa missão é acelerar a democratização do acesso à tecnologia e ao mercado digital para as PMEs brasileiras, impulsionando seu desenvolvimento. O Brasil é um país de empreendedores, já contamos com mais de 100 mil vendedores parceiros no nosso serviço de marketplace, e seguiremos crescendo.”

Para a varejista, a parceria reflete o equilíbrio entre o crescimento da operação e o desenvolvimento regional. A empresa, que hoje dispõe de entregas rápidas em todo o território nacional graças a uma rede de 250 centros operacionais, busca transformar seu marketplace em uma alavanca de negócios. A tecnologia aplicada à logística serve, assim, de ponte para conectar a produção local a uma base global de consumidores.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;