Participação de mercado da Apple cai na China com redução no envio de iPhones, diz analista
Aos 37 e com US$ 185 milhões em prêmios, Novak Djokovic descarta aposentadoria
Bitcoin dispara em 2024, mas especialistas alertam para volatilidade
CEO compartilha o maior alerta que vê em funcionários: ‘nunca dá certo’
Tesla realiza recall de 239 mil veículos nos EUA devido a falha na câmera traseira
Publicado 28/12/2024 • 14:02
KEY POINTS
Um vídeo divulgado em canais pró-governo russo no Telegram mostra um Papai Noel sendo abatido por um míssil de defesa aérea russa enquanto sobrevoa a capital Moscou. O personagem está em um trenó carregado de presentes em forma de foguetes.
Os itens exibem o emblema da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em uma alusão à aliança militar ocidental.
No vídeo, o Papai Noel aparece dizendo: “Olá, russos, aqui estão seus presentes!”, enquanto bebe Coca-Cola. Em seguida, um míssil atravessa o céu e destrói seu trenó puxado por renas.
A cena é cortada para uma imagem de um centro de controle de mísseis, onde um outro Papai Noel, esse de azul, parabeniza um operador de defesa aérea pela ação: “Não precisamos de nada estrangeiro nos nossos céus”, afirma.
Segundo a “Forbes”, o vídeo foi inicialmente compartilhado pelo canal Pul N3 no Telegram com a legenda: “Papai Noel sobrevoa a Rússia pela última vez”.
Segundo o Moscow Times, o vídeo do “Papai Noel” faz parte de uma série de peças de propaganda que têm ganhado popularidade nas redes sociais.
Na quinta-feira (26), o apresentador de televisão e propagandista russo Vladimir Solovyov divulgou um outro vídeo – com o mesmo ator que interpretou o “Papai Noel” – mostrando um soldado russo de volta para casa no Ano Novo, data secular que, desde a era soviética, substituiu o Natal como principal celebração de fim de ano na Rússia.
A publicação do vídeo ocorreu um dia após a Rússia ser acusada de ter abatido um avião de passageiros da Azerbaijani Airlines que caiu próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão, deixando 38 mortos entre os 67 viajantes.
Autoridades do Azerbaijão apontaram “interferência externa” como possível causa do acidente, mas a Rússia negou envolvimento e atribuiu o incidente a ataques de drones ucranianos na região.
O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, afirmou que era preciso esperar os resultados da investigação antes de fazer algum pronunciamento sobre o caso.
Mais lidas
Brasil e Emirados Árabes fecham acordo de R$ 15 bi em minerais para energia limpa
Blue Origin adia lançamento inaugural do foguete New Glenn devido a condições marítimas desfavoráveis
Mark Zuckerberg critica Apple por falta de inovação e 'regras arbitrárias'
PF instaurará inquérito para investigar ataque a assentamento do MST
Indústria de colchões vendeu 21 milhões de unidades em 2024, alta de 3,89%