CNBC Forever 21 culpa Shein e Temu pelo fechamento de suas lojas nos EUA

Mundo

Avião da Embraer que caiu no Cazaquistão foi derrubado pela Rússia, diz agência de notícias

Publicado 26/12/2024 • 11:31 | Atualizado há 3 meses

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Um voo da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão foi derrubado por um sistema de defesa aérea russo, segundo fontes disseram à Reuters.
  • O avião da Embraer caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, depois de desviar de uma área da Rússia na qual Moscou usou sistemas de defesa aérea contra ataques de drones ucranianos nos últimos meses.
  • As autoridades não explicaram imediatamente por que ele cruzou o mar, mas o acidente ocorreu depois que ataques de drones ucranianos neste mês atingiram a região da Chechênia, no sul da Rússia.
Avião com 67 pessoas cai no Cazaquistão; aeronave é fabricada pela Embraer

Uma vista aérea de drone mostra especialistas de emergência trabalhando no local do acidente de um avião de passageiros da Azerbaijan Airlines próximo à cidade de Aktau

Foto: Reuters/Azamat Sarsenbayev

Um voo da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão nesta quarta-feira (25) foi derrubado por um sistema de defesa aérea russo, disseram à agência de notícias Reuters quatro fontes no Azerbaijão a par das investigações.

O avião da Embraer caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, matando 38 pessoas, depois de desviar de uma área da Rússia na qual Moscou usou sistemas de defesa aérea contra ataques de drones ucranianos nos últimos meses.

O voo da Azerbaijan Airlines tinha 67 pessoas a bordo de um avião fabricado pela empresa brasileira Embraer. O avião caiu perto da cidade de Aktau, às margens do Mar Cáspio, no oeste do Cazaquistão, informou o ministério cazaque de Situações de Emergência no Telegram.

Vídeos publicados pela imprensa russa mostram o momento do impacto do avião contra o solo, o que provocou um grande incêndio. Outras imagens mostram a aeronave no chão, parcialmente carbonizado, com a parte da frente completamente destruída.

O Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão anunciou a abertura de uma investigação por “violação das normas de segurança e operação do transporte aéreo”.

MAIS EM Mundo