Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Singapura ocupa o 1º lugar na competição mundial por mão de obra ágil
Publicado 26/11/2025 • 08:14 | Atualizado há 21 minutos
Famílias de vítimas do ataque de 7 de outubro processam a Binance por suposto apoio financeiro ao Hamas
Trump deve anunciar novo presidente do Fed antes do Natal, diz secretário à CNBC
Nvidia cita Michael Burry em memorando secreto para rebater alegações de bolha de IA
Ação da Nvidia cai após notícia de que Meta avalia usar chips de IA do Google
Ações do Alibaba sobem com IA impulsionando salto de 34% nas vendas de nuvem
Publicado 26/11/2025 • 08:14 | Atualizado há 21 minutos
KEY POINTS
Wikimedia Commons
ingapura assumiu a liderança no mais recente Índice Global de Competitividade de Talentos (GTCI) e supera a Suíça, graças à sua capacidade de cultivar uma mão de obra ágil, com domínio digital e pronta para a inovação na era da inteligência artificial.
É a primeira vez que Singapura chega à liderança deste ranking anual, lançado pelo INSEAD em 2013 para servir de referência à reflexão política sobre os mercados e a organização do trabalho, bem como sobre os fluxos de talentos.
As economias europeias de alta renda continuam a ocupar os dez primeiros lugares nesta edição; contudo, o GTCI 2025 também destaca o recuo no ranking de várias grandes economias, notadamente os Estados Unidos, que caíram da 3ª para a 9ª posição.
Sob o tema “A resiliência na era da disrupção”, o GTCI 2025 (o 11º desde 2013) examina a maneira como as nações e economias implementam mecanismos de gestão de talentos capazes de resistir às perturbações. O ranking das 135 economias baseia-se em 77 indicadores, incluindo soft skills e a concentração de talentos em inteligência artificial, distribuídos em seis dimensões: ambiente propício, capacidade de atrair talentos, de desenvolvê-los, de retê-los, bem como o nível de competências técnicas e profissionais e de competências gerais e adaptativas.
Singapura vai apoiar a implantação do metanol ‘verde’ para despoluir o transporte marítimo
Bolsa de Singapura lançará contratos perpétuos de criptomoedas para investidores institucionais
“A verdadeira resiliência dos talentos consiste em transformar a adversidade em um catalisador de inovação, adaptabilidade e motivação renovada”, declarou Felipe Monteiro, diretor acadêmico do GTCI e professor de estratégia no INSEAD.
“A resiliência não é apenas saber se recuperar de choques e crises inevitáveis, é também aprender a dar a volta por cima.”
Lily Fang, reitora de pesquisa e inovação do INSEAD, acrescentou: “O relatório deste ano é muito mais do que um relatório sobre a corrida entre as nações. Ele oferece aos tomadores de decisão caminhos de reflexão essenciais sobre como integrar tecnologias poderosas, como a inteligência artificial, a serviço do progresso humano.”
O ranking deste ano marca também o lançamento de uma nova parceria entre o INSEAD e o Portulans Institute, um organismo de pesquisa sem fins lucrativos sediado em Washington.
“Esta colaboração traz uma nova profundidade e clareza ao GTCI em um momento em que a rápida evolução tecnológica, a incerteza geopolítica e as profundas transições sociais tornam as medidas confiáveis de talentos mais essenciais do que nunca”, declarou Rafael Escalona Reynoso, diretor-geral do Portulans Institute.
Os trunfos de Singapura
Singapura se destaca no último ranking pela evolução constante de seu sistema educacional e por sua abordagem prospectiva na formação de uma mão de obra adaptável e voltada para a inovação, segundo o relatório GTCI.
A cidade-Estado foi classificada em primeiro lugar em termos de habilidades gerais de adaptabilidade, ou seja, uma mão de obra dotada das competências pessoais, da cultura digital e do espírito de inovação exigidos pelo cenário de rápida evolução atual.
“As economias que cultivam uma mão de obra adaptável, multifuncional e com domínio da IA tendem a estar mais bem posicionadas para converter perturbações em oportunidades e sustentar a competitividade a longo prazo”, afirmou Paul Evans, professor emérito de comportamento organizacional no INSEAD e coeditor do relatório.
“Os resultados deste ano ressaltam que a competitividade em talentos não depende apenas do nível de renda, mas também da orientação estratégica das políticas, da qualidade das instituições e da mobilização eficaz dos recursos de capital humano.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 4 – O escândalo Ambipar: aquisições desenfreadas e governança paralela impulsionaram derrocada da empresa
2
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
3
Governo sanciona projeto que define novo marco para o setor elétrico, com 10 vetos; veja
4
Maior plano de saúde do país está em crise; entenda o risco do setor
5
Grupo Mateus: os mistérios por trás do ajuste no balanço e quantos milhões a rede perdeu