Em entrevista exibida no Cripto Brasil, o Head Global de Política da TRM Labs, Ari Redbord, afirmou que os Estados Unidos ainda não possuem um regime federal de licenciamento para empresas de criptoativos, ficando atrás de países que estruturaram marcos regulatórios há quase uma década. Segundo ele, o ritmo recente de avanço mostra que o país tenta recuperar terreno e pode até superar outros mercados em qualidade regulatória.
O executivo destacou que Singapura opera com regras claras há quase dez anos, enquanto o Japão foi uma das primeiras jurisdições do mundo a estabelecer um arcabouço completo para o setor. A Europa, com a MiCA, consolidou um modelo que estabelece padrões de segurança e transparência para empresas e investidores.
Para ele, esses países criaram regimes de licenciamento que já atraem empresas globais e consolidam hubs de inovação em blockchain.
Saiba mais:
Diretor do filme ‘Bitcoin Brasil’ explica por que a criptomoeda pode redefinir o futuro financeiro
Semana trouxe avanços no Bitcoin com filme, normas e mercado
EUA aceleram com novas leis e atuação de reguladores
Embora atrasados, os Estados Unidos vivem um momento de avanço. O representante da TRM Labs afirmou que iniciativas recentes — como a chamada Lei Genius e mudanças estruturais na SEC — mostram que o país está construindo seu regime regulatório.
Ele destacou que a SEC agora conta com uma equipe focada especificamente em cripto e que o Tesouro americano também prioriza o tema, o que deve resultar em uma legislação “forte” e em uma implementação mais rigorosa.
O executivo reforçou que a intenção do novo modelo americano não é sufocar inovação, mas permitir que o ecossistema floresça. Ele argumentou que a qualidade da legislação dependerá não apenas das regras aprovadas, mas da forma como forem implementadas pelas autoridades.
Na avaliação do especialista, os EUA devem aprovar legislação ainda no primeiro ano do governo atual e consolidar uma estrutura de mercado no início do próximo. Para ele, isso representa um avanço significativo, especialmente para um país que demorou a entrar no debate regulatório.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo é um oferecimento de Crypto.com
Quer ganhar até US$30 na Cripto.com?
Resgatar meu cupom
Clique aqui e cadastre-se agora usando o cupom “timesbrasil” para ganhar um bônus de até US$30 na sua conta.
Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no