Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
TotalEnergies vende à Chevron participação em licenças de exploração na Nigéria
Publicado 01/12/2025 • 07:53 | Atualizado há 4 horas
Publicado 01/12/2025 • 07:53 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Creative Commons
A TotalEnergies anunciou, nesta segunda-feira (1/12), a assinatura de um acordo para vender à Star Deep Water Petroleum Limited, subsidiária da Chevron, uma participação de 40% em licenças de exploração na costa da Nigéria, para as quais o grupo francês havia obtido autorização em setembro.
“Como parte de uma discussão em andamento sobre oportunidades de exploração global entre a TotalEnergies e a Chevron, a TotalEnergies EP Nigeria assinou um acordo de cessão para vender à Star Deep Water Petroleum Limited, uma subsidiária da Chevron, uma participação de 40% nas licenças de exploração PPL 2000 e PPL 2001, na costa da Nigéria”, informou a gigante francesa em comunicado.
A TotalEnergies, em parceria com a South Atlantic Petroleum, havia anunciado em 2 de setembro a assinatura de um contrato de partilha de produção para essas duas licenças de exploração offshore na Nigéria, que cobrem uma área de 2 mil quilômetros quadrados.
“Localizadas na prolífica bacia do Delta Oeste (West Delta)”, essas licenças “foram arrematadas pelo consórcio composto pela TotalEnergies e pela South Atlantic Petroleum como parte da licitação de 2024 organizada pela Comissão Reguladora de Petróleo Upstream da Nigéria”, segundo o comunicado.
Leia mais:
Tribunal barra exploração de petróleo da TotalEnergies na costa da África do Sul
A TotalEnergies esclarece que permanecerá como operadora com uma participação de 40%, ao lado do grupo americano Chevron (40%) e do grupo nigeriano South Atlantic Petroleum (20%).
“Esta nova joint-venture reforça a colaboração global da empresa na exploração offshore com a Chevron. Ela ocorre após a aquisição, em junho, de uma participação de 25% em um portfólio de licenças de exploração offshore nos Estados Unidos, que inclui 40 blocos operados pela Chevron”, detalhou o grupo petrolífero francês.
“Esta nova joint-venture visa reduzir riscos e desenvolver novos recursos na Nigéria, em conformidade com os objetivos do país”, declarou Nicola Mavilla, diretor de exploração da TotalEnergies, citado no comunicado.
A conclusão da venda para a Chevron está sujeita às condições habituais, incluindo a aprovação do regulador, ressaltou a TotalEnergies.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Alta de 50%: campeão, Flamengo pode ter faturamento de R$ 2 bilhões neste ano
2
Bitcoin cai mais de 4% com nova onda de aversão a risco global
3
Liquidação do Banco Master completa 10 dias; pagamentos do FGC continuam sem previsão
4
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
5
Por que o setor de saúde é protagonista em M&As e o que vem por aí