CNBC
Imagem ilustrativa.

CNBCStartup de ex-espiã levanta US$ 60 mi para combater riscos de IA

Empresas & Negócios

Conheça a gigante japonesa que vai investir bilhões em TI no agro brasileiro

Publicado 03/12/2025 • 12:49 | Atualizado há 48 minutos

KEY POINTS

  • A SPro é uma empresa brasileira especialista em ERP para o campo (ou ERP Agro), software de gestão empresarial especificamente desenhado ou adaptado para atender às necessidades do agronegócio.
  • NTT Data é uma das líderes globais em serviços de tecnologia da informação e negócios, com faturamento anual de mais de US$ 30 bilhões, presença em 58 países e mais de 197,8 mil colaboradores.
  • A aquisição da Spro adicionará 70 clientes à carteira da NTT Data. A empresa se tornará uma subsidiária da NTT Data no Brasil e operará como uma empresa independente após a aquisição, usando a marca “Spro, an NTT Data Company”.

Divulgação / Spro IT Solutions / NTT Data

Almir Meinerz, da SPro, e Ricardo Fachin, da NTT Data Business Solutions

A companhia japonesa NTT Data, referência global em serviços de TI para SAP, fechou a compra da Spro IT Solutions, empresa de destaque no agronegócio brasileiro. A concretização do negócio depende agora do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A SPro é uma empresa brasileira especialista em ERP para o campo (ou ERP Agro), software de gestão empresarial especificamente desenhado ou adaptado para atender às necessidades do agronegócio. A sigla ERP vem de Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais).

Enquanto um ERP comum cuida de contabilidade e vendas de uma loja ou fábrica, o ERP Agro traduz a realidade da fazenda para o computador. Ele funciona como o “cérebro” da propriedade rural, integrando o escritório (financeiro/administrativo) com a operação no campo (plantio/colheita).

A NTT Data é uma das líderes globais em serviços de tecnologia da informação e negócios, com faturamento anual de mais de US$ 30 bilhões (R$ 160 bilhões), presença em 58 países e mais de 197.800 colaboradores. A companhia oferece um portfólio abrangente e sob medida de serviços e soluções para impulsionar os negócios.

A empresa japonesa domina diversas tecnologias combinadas com softwares próprios para criar soluções inovadoras e personalizadas que atendem às necessidades únicas das organizações. Atua em todas as áreas das empresas, desde a gestão de processos até a experiência do cliente, garantindo uma visão holística completa e integrada do seu negócio.

Leia mais:

Agro paulista celebra fim de sobretaxa e destaca abertura de novos mercados

“O Brasil está entre os dez maiores mercados globais de serviços de TI, com o agronegócio exercendo um papel de destaque em diversas regiões do país. Ao receber a SPRO em nossa organização, estamos não apenas fortalecendo nossa atuação em SAP em um setor estratégico, mas também reafirmando nosso compromisso com a inovação e o crescimento sustentável na região. A sólida experiência da SPRO e seu relacionamento próximo com os clientes nos permitirão entregar ainda mais valor e acelerar a execução da nossa estratégia global”, afirma Norbert Rotter, CEO da NTT Data Business Solutions AG.

“O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira, representando cerca de 29,4% do PIB nacional e sendo responsável por uma parcela significativa das exportações do país. Com a expertise da SPRO em SAP para as principais cadeias produtivas do agro e a colaboração global com as demais unidades da NTT Data, ampliaremos ainda mais nossa capacidade de entregar soluções inovadoras e acelerar nossa expansão internacional”, explica Ricardo Fachin, managing director da NTT Data Business Solutions Brasil.

A aquisição da Spro adicionará 70 clientes à carteira da NTT Data. A empresa se tornará uma subsidiária da NTT Data no Brasil e operará como uma empresa independente após a aquisição, usando a marca “Spro, an NTT Data Company”.

 “Com mais de 350 colaboradores, nossa missão sempre foi impulsionar a inovação tecnológica no agronegócio, transformando dados em inteligência e trazendo resultados concretos para nossos clientes. A integração à NTT DATA representa um marco importante para a SPRO, para nosso time e para todo o ecossistema de clientes e parceiros que construímos ao longo de 17 anos. Estamos entusiasmados com as novas oportunidades de desenvolver soluções conjuntas para clientes SAP, expandir as soluções já reconhecidas pelo mercado e acelerar nosso crescimento, tanto no Brasil quanto em mercados internacionais”, avalia Almir Miguel Meinerz, CEO da SPRO.

A unidade Business Solutions da NTT, que hoje movimenta cerca de R$ 750 milhões no País, planeja transformar a operação brasileira em um negócio de R$ 2 bilhões até 2030. Apostando na aceleração trazida pela SPro para manter seu histórico de crescimento acima de 20%, a empresa segue atenta a novas aquisições.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;