ALERTA DE MERCADO:

Ibovespa B3 ultrapassa 164 mil pontos pela primeira vez

CNBC

CNBCMicron deixa mercado de memória para consumidores e foca chips de IA

Notícias do Brasil

Luiza Trajano critica juros altos e alerta para endividamento das familias por causa das bets

Publicado 04/12/2025 • 12:50 | Atualizado há 1 minuto

KEY POINTS

  • A empresária Luiza Trajano afirmou que, apesar de o Brasil ter voltado a crescer e a inflação estar controlada, os juros elevados continuam travando o crescimento de pequenos e microempreendedores
  • Trajano criticou o custo do crédito: "não tem cabimento isso", e destacou que as pessoas mais endividadas são as das bets, expondo a população mais simples ao risco
  • A empresária defendeu a necessidade de ampliar políticas de proteção a mulheres e vítimas de violência doméstica, pois o endividamento aprofunda situações de vulnerabilidade

Reprodução Gov

Juros altos travam crescimento de micro e pequenos empreendedores e atingem endividados com bets

A empresária Luiza Trajano afirmou nesta quarta-feira (4), durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, que embora reconheça avanços recentes na economia, os juros elevados continuam travando o crescimento de pequenos e microempreendedores. As declarações foram feitas diante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Trajano reconheceu sinais positivos no ambiente macroeconômico. Segundo ela, “o Brasil voltou a crescer, a inflação está controlada e temos uma economia mais estável”. A empresária avaliou que as “perspectivas são otimistas” e que há demanda reprimida: “as pessoas querem comprar, as pessoas querem emprego”.

Apesar do cenário favorável, Trajano foi enfática ao criticar o custo do crédito. “Os juros estão muito altos, não tem cabimento isso. Os juros altos atingem profundamente a pequena e microempresa”, afirmou. Para ela, a dificuldade de acesso ao financiamento formal tem inviabilizado expansão de negócios e colocado em risco a sobrevivência de empreendedores de menor porte.

A empresária também apontou efeitos sociais agravados pelas restrições de crédito. “As pessoas mais endividadas são as da bets”, disse, destacando que “as pessoas mais simples” acabam mais expostas ao risco. Segundo Trajano, o grupo tem realizado ações de conscientização: “A gente tem feito um trabalho de conscientização muito grande sobre as bets”.

As falas reforçam a pressão por redução gradual dos juros e por políticas que ampliem acesso ao crédito produtivo, ao mesmo tempo em que alertam para problemas sociais associados ao endividamento e ao avanço das apostas esportivas entre a população mais vulnerável.

No encerramento, Trajano reforçou a necessidade de ampliar políticas de proteção a mulheres e vítimas de violência doméstica. Ela ressaltou que a crise econômica e o endividamento aprofundam situações de vulnerabilidade, tornando ainda mais urgente a atuação integrada entre governo, sociedade civil e setor privado.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;