ALERTA DE MERCADO:

Ibovespa B3 ultrapassa 164 mil pontos pela primeira vez

CNBC

CNBCMicron deixa mercado de memória para consumidores e foca chips de IA

Notícias do Brasil

Lula nega conflito com o Congresso, mas chama emendas impositivas de “erro histórico”

Publicado 04/12/2025 • 13:41 | Atualizado há 6 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (4) que não há conflito entre o governo e o Congresso Nacional, mas criticou a ampliação das emendas impositivas e classificou o atual modelo de controle do orçamento como um “erro histórico”.

Durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, Lula rejeitou a percepção de desgaste institucional. Segundo ele, “vocês acham que nós, do governo, temos algum problema com o Congresso Nacional? A gente não tem”. O presidente destacou que mantém diálogo constante com lideranças partidárias e que divergências pontuais não significam ruptura.

Apesar do tom conciliador, Lula afirmou discordar do aumento das emendas obrigatórias destinadas a parlamentares. “Eu sinceramente não concordo com as emendas impositivas”, disse. Para o presidente, a mudança no desenho orçamentário limita a capacidade de gestão do Executivo e compromete a eficiência das políticas públicas.

Lula reforçou a crítica ao afirmar que “o fato de o Congresso Nacional sequestrar o orçamento da União é um grave erro histórico”. Ele defendeu que a formulação do orçamento precisa assegurar equilíbrio entre o poder de emenda dos parlamentares e a responsabilidade administrativa do governo federal, evitando distorções que dificultem investimentos estratégicos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;