Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Crunchyroll aposta na força da dublagem e na conexão entre gerações para crescer no Brasil
Publicado 07/12/2025 • 19:30 | Atualizado há 17 horas
BREAKING NEWS:
Paramount Skydance lança oferta hostil pela Warner Bros. Discovery após a Netflix vencer a disputa
Todd Combs, CEO da Geico, está de mudança para a JPMorgan com aprovação de Warren Buffett
Governo Trump perdoa multa milionária de companhia aérea americana; entenda
Fed deve cortar juros em dezembro e redesenhar estratégia de bancos centrais no mundo
Reino Unido mira ‘nova era nuclear’, mas esbarra em falhas estruturais e disputa global por tecnologia
Ações de montadoras sul-coreanas disparam após os EUA confirmarem redução de tarifas para 15%
Publicado 07/12/2025 • 19:30 | Atualizado há 17 horas
KEY POINTS
Foto: Ron Guimarães
A presença do streaming de animes Crunchyroll na CCXP25 reforçou a posição do Brasil como um dos mercados mais estratégicos para o universo dos animes. Em entrevista exclusiva, Roberta Fraissat, diretora de Marketing LATAM, destacou que o estande deste ano foi concebido a partir do que a marca observa diariamente nas redes sociais: “A grande estrela é a área de dublagem. No México foi um sucesso e aqui ampliamos o espaço. Está sempre lotado”, afirmou.
Leia mais:
CCXP25: brasileiro que desenha para a Marvel conta quanto é possível ganhar por página
A estrutura, desenvolvida em parceria com o estúdio e escola Dubrasil, permite que os visitantes vivenciem o processo de dublagem de cenas icônicas, aproximando fãs e profissionais de voz. Para Roberta, isso reflete uma característica única do país: “Temos uma das melhores dublagens do mundo e a relação do brasileiro com os dubladores é muito forte”.
Segundo Roberta, o anime deixou de ser um segmento de nicho para se consolidar como produto de massa no país:
“Hoje vemos diferentes gerações se conectando com o anime. Quem cresceu com Cavaleiros do Zodíaco apresenta Naruto, Jujutsu Kaisen ou Dr. STONE para os filhos. É um encontro de gerações”.
Leia mais:
CCXP25 destaca Brasil como potência criativa do entretenimento mundial
Esse engajamento se traduz em números. Ao citar estudos internos, ela destacou que há 1,5 bilhão de fãs de anime no mundo fora do Japão e Coreia, com o Brasil entre os maiores mercados em expansão.
Outro aspecto cultural apontado pela executiva é o interesse do público local por protagonistas femininas, exemplificado em títulos como Diários de Uma Apotecária, uma das ativações do estande.
A CCXP25 é considerada um ponto de contato essencial com o público da marca.
“Estamos todos os dias com eles nas redes sociais, mas aqui temos uma interação real. É um momento de muitos insights”, afirmou Roberta. Ela adiantou que, em 2026, a Crunchyroll deve ampliar sua participação em eventos presenciais e em pré-estreias de cinema no país: “Os fãs podem esperar surpresas”.
No Palco Thunder, a Crunchyroll realizou o maior encontro de dubladores de anime já visto em um painel no Brasil, em uma celebração que emocionou o público. Profissionais que marcaram gerações foram homenageados, enquanto a plataforma exibiu conteúdos exclusivos — entre eles, uma despedida especial de My Hero Academia, que entra em sua reta final.
A empresa também apresentou novas imagens da 3ª temporada de Jujutsu Kaisen, trailers inéditos e prévias de séries programadas para 2026, como Tamon’s B-Side, Jack-of-All-Trades, Party of None e a nova fase de Welcome to Demon School! Iruma-kun.
Houve ainda destaque para a participação brasileira na trama de Dr. STONE, com vídeo enviado pela equipe do Japão e performance ao vivo do dublador Felipe Grinnan, voz nacional de Senku.
Quem visitou o estande pôde participar de:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: quanto o time pode faturar se vencer o Intercontinental da FIFA?
2
Liquidação do Banco Master tem recorde de credores; veja os valores que o FGC pode pagar
3
Itaú compra participações nas financeiras do Pão de Açúcar e das Casas Bahia
4
Hapvida: ANS decide nesta sexta se empresa terá de refazer balanços e devolver quase R$ 1 bilhão
5
Avançam negociações para compra da Confluent, empresa de infraestrutura de dados, pela IBM