CNBC
“A IA não precisa ser tão cara quanto é hoje e não será no futuro”, escreveu Jassy.

CNBCCEO da Amazon revela qualidades que definem profissionais extraordinários

Notícias do Brasil

Enel vai receber reforços de equipes de outras distribuidoras de energia para resolver apagão em SP

Publicado 12/12/2025 • 20:37 | Atualizado há 2 dias

KEY POINTS

  • Mesmo após queda inicial no número de afetados, 750 mil clientes da Enel SP ainda estavam sem luz na tarde de sexta-feira, com novas interrupções causadas pelos ventos fortes
  • Aneel e MME mobilizaram 76 equipes pesadas de distribuidoras de vários estados (Light, Elektro, CPFL, Cemig, Enel CE e Enel RJ) para reconstrução de redes e troca de postes
  • Aneel e Arsesp realizaram vistoria in loco e seguem monitorando a Enel SP, que não tem previsão de normalização do serviço
Falta de luz

Paulo Pinto Agência Brasil

Rajadas de 98 km/h em SP deixam 1,5 milhão de imóveis sem energia pelo segundo dia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Ministério de Minas e Energia (MME) determinaram o envio de um reforço emergencial para acelerar a recomposição da rede após o novo apagão que deixou centenas de milhares de consumidores da Enel São Paulo sem luz.

No total, 76 equipes “pesadas”, voltadas à reconstrução de redes e substituição de postes, foram colocadas à disposição. A mobilização reúne 36 equipes das distribuidoras Light, Elektro, CPFL e Cemig, além de 40 equipes adicionais da Enel Ceará e Enel Rio.

Segundo a Aneel, na quinta-feira (11) houve uma reunião com distribuidoras do Sul e Sudeste para analisar o compartilhamento de equipes e equipamentos. As empresas, porém, informaram que não poderiam ceder pessoal nos próximos dias devido ao risco de agravamento das tempestades em suas próprias áreas de concessão.

Leia mais:
Apagão causado por ciclone gera rombo de R$ 1,5 bilhão no comércio e serviços de São Paulo
Axia Energia inicia obras de transmissão bilionárias no Ceará; entenda

A Enel São Paulo segue sem conseguir restabelecer o fornecimento de energia aos clientes atingidos pelo ciclone extratropical. No fim da tarde desta sexta-feira, cerca de 750 mil consumidores ainda estavam sem eletricidade, o equivalente a 8,8% da base total atendida pela concessionária em 24 municípios da Grande São Paulo.

O número de imóveis no escuro havia caído para cerca de 600 mil, mas voltou a subir com a continuidade dos ventos fortes na capital.

A Aneel e a Arsesp realizaram nesta sexta-feira uma vistoria in loco no Centro de Operações da Enel SP e na Base de Guarapiranga, de onde partem as equipes de reparo. De acordo com a agência reguladora, a estrutura está operando dentro do esperado.

A Aneel afirmou que vai continuar acompanhando e fiscalizando o fornecimento de energia e as ações de restabelecimento, em conjunto com o MME e a Arsesp.

Leia mais:
Enel: 10% da Grande São Paulo ainda estão sem energia na manhã de sexta-feira
Ficou sem luz? Consumidores podem pedir ressarcimento; veja como funciona

O governo federal também pediu investigação sobre possível descumprimento contratual por parte das distribuidoras que atuam no Estado, diante da demora recorrente no restabelecimento após eventos climáticos extremos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;