CNBC

CNBCAcordo comercial tecnológico entre EUA e Reino Unido está parado; entenda por que

Empresas & Negócios

Acordo de exclusividade impulsiona ações da Braskem nesta segunda-feira; entenda

Publicado 15/12/2025 • 15:56 | Atualizado há 13 horas

KEY POINTS

  • Novonor e Shine I FIDC (assessorado pela IG4) firmaram acordo de exclusividade de 60 dias para negociar uma potencial transação envolvendo ações da Braskem
  • Um fundo ligado à IG4 pode assumir 50,111% do capital votante e 34,323% do capital total da petroquímica, enquanto a Novonor manterá 4%
  • Mercado reage bem à perspectiva de definição societária, mas analistas ainda veem incertezas sobre preço, estrutura da operação e possível disparo de tag along para minoritários.

As ações da Braskem avançavam nesta segunda-feira (15), após a Novonor comunicar que assinou um acordo de exclusividade com o Shine I FIDC, fundo assessorado pela IG4, para negociar uma potencial transação envolvendo as ações da petroquímica. O movimento reacendeu expectativas de definição para a estrutura acionária da companhia após anos de incertezas.

Perto das 15h20, Braskem PNA subia 1,13%, enquanto o Ibovespa avançava 1,06%. Mais cedo, os papéis chegaram a disparar quase 5%.

De acordo com Fato Relevante divulgado pela própria Braskem nesta segunda, a companhia recebeu no fim de semana correspondências da Novonor e do FIDC informando dois pontos centrais:

  • 1. A celebração de um acordo definitivo vinculante entre o FIDC e os bancos credores da Novonor para aquisição de créditos garantidos por ações da Braskem;
  • 2. A assinatura de um acordo de exclusividade de 60 dias entre o FIDC e a Novonor para avançar nas tratativas sobre uma “Potencial Transação” envolvendo essas ações.

Leia mais:
Braskem fecha acordo de R$ 1,2 bilhão com Alagoas por causa de afundamento de solo em Maceió
XP investiga se corretores informaram clientes corretamente sobre riscos dos COEs como nos casos de Ambipar e Braskem

O documento detalha ainda que, caso a transação seja implementada, um fundo assessorado pela IG4 deverá se tornar titular, direta ou indiretamente, de 50,1% do capital votante e 34,3% do capital total da Braskem, enquanto a Novonor permanecerá com ações preferenciais equivalentes a 4% do capital, sem direitos de governança.

Mercado reage bem à perspectiva de definição acionária

O avanço ocorre em meio a um histórico recente de margens petroquímicas apertadas e passivos financeiros ligados ao afundamento de solo em Maceió. Esses fatores contribuíram para volatilidade das ações e receio sobre a capacidade de execução da companhia diante do impasse entre acionistas.

Para analistas, um controle mais claro pode destravar a agenda estratégica: reduzir incertezas, facilitar decisões sobre endividamento e permitir um novo ciclo de investimentos.

O UBS BB resumiu a leitura do mercado afirmando que “qualquer definição é melhor que nenhuma definição”. Para o banco, a estrutura acionária indefinida é um dos dois principais entraves da companhia, ao lado do ambiente operacional mais fraco, e qualquer avanço para reduzir esse ruído tende a ser positivo para os investidores.

Como o acordo foi estruturado

Segundo o FIDC, o fundo assinou um acordo definitivo para adquirir a integralidade dos créditos dos bancos contra a Novonor, garantidos por alienações fiduciárias das ações de emissão da Braskem.

Com isso, o FIDC passa a ser o detentor desses créditos garantidos, abrindo espaço para utilizá-los na estrutura da eventual transação. O fundo destacou que a operação está sujeita a condições precedentes.

O acordo de exclusividade de 60 dias exige que as partes se abstenham de qualquer ação contrária às negociações e que avancem em três frentes:

  • 1. Definição da estrutura da transação;
  • 2. Negociação e formalização dos documentos definitivos;
  • 3. Preparação e submissão do processo ao Cade.

A IG4 afirmou que a atual gestão e seus assessores vão permanecer inalterados durante o processo, garantindo “plena continuidade operacional”, um ponto visto como importante para reduzir temores sobre transições abruptas.

Leia mais:
IG4 adquire R$ 20 bilhões em dívidas da Novonor e avança para o controle da Braskem
Petrobras pode assumir operação da Braskem; entenda

Analistas do Safra, porém, apontam que ainda há incerteza relevante quanto aos direitos de tag along dos minoritários. “Não há detalhes ainda sobre a porção dos recebíveis totais que será usada para a transferência de ações, sobre a estrutura e o preço de tal transferência, e se o acordo vai disparar direitos de tag-along para os minoritários”, afirmaram.

Apesar disso, o banco avalia que o desfecho tende a ser positivo. “Se concluído e aprovado, o acordo deverá ser positivo para a Braskem, pois reforçará o esforço da companhia em priorizar uma direção estratégica clara e pode mesmo abrir caminho para um potencial aumento de capital”, disse o Safra.

No Fato Relevante, a Braskem deixa claro que apenas recebeu as informações e que está cumprindo seu dever de divulgação ao mercado. A empresa não é parte dos acordos firmados entre Novonor, FIDC e bancos, mas afirma que seguirá informando novos desdobramentos conforme exigido pela regulação.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;