CNBC

CNBCAções da Oracle sobem 5% com acordo para operação do TikTok nos EUA

Empresas & Negócios

American Airlines anuncia fim de programa de milhas para uma categoria; veja o que muda

Publicado 18/12/2025 • 17:37 | Atualizado há 1 dia

KEY POINTS

  • A American Airlines deixou de permitir o acúmulo de milhas e pontos de status para passageiros que viajam com passagens da tarifa básica, válida para bilhetes comprados a partir de 17 de dezembro de 2025
  • Apesar da mudança, clientes com status elite no programa de fidelidade da companhia continuam elegíveis a upgrades em voos domésticos, mesmo viajando na categoria mais barata
  • A decisão segue uma tendência do setor aéreo, com empresas priorizando passageiros dispostos a gastar mais e ajustando benefícios em tarifas de menor valor
American Airlines.

Avião da American Airlines

Unsplash

Clientes da American Airlines que viajarem com passagens da tarifa básica não vão mais acumular milhas nem pontos de status no programa de fidelidade da companhia. A mudança foi confirmada pela empresa nesta semana e passa a valer para bilhetes comprados a partir de 17 de dezembro de 2025.

“Nós avaliamos nossos produtos de tarifas regularmente para continuar competitivos no mercado. Clientes que comprarem passagens na tarifa Basic Economy a partir de 17 de dezembro de 2025 não vão mais acumular milhas AAdvantage nem pontos de fidelidade para status”, informou a American Arilines, em comunicado.

Leia mais:
Arquiteto chinês, cineastas e piloto morrem em queda de avião no Pantanal
Avião de dono do Banco Master, avaliado em R$ 200 milhões, é apreendido pela PF

Segundo a companhia, os passageiros dessa categoria vão continuar tendo direito a um item pessoal, uma bagagem de mão sem custo, lanches gratuitos, bebidas não alcoólicas e entretenimento a bordo.

A tarifa Basic Economy é a opção mais barata, e também mais restritiva, oferecida pelas companhias aéreas. Em geral, esse tipo de passagem não permite alterações de voo nem a escolha antecipada de assento.

Mesmo com a mudança, clientes da American que possuem status elite no programa de fidelidade ainda podem ser elegíveis a upgrades para a primeira classe em voos domésticos, mesmo viajando na tarifa básica, segundo informou uma porta-voz da companhia à CNBC.

A decisão ocorre em um momento em que as companhias aéreas buscam atrair passageiros dispostos a gastar mais. No período pós-pandemia, a American Airlines ficou atrás de concorrentes como Delta Air Lines e United Airlines no crescimento do segmento de viagens de maior valor agregado.

A mudança segue uma política semelhante adotada pela Delta Air Lines, que também deixou de oferecer milhas para passageiros da sua tarifa básica, chamada Delta Main Basic. Já a United Airlines mantém o acúmulo de milhas para membros do programa MileagePlus em passagens básicas, mas impõe outras restrições, como a proibição de bagagem de mão na maioria dos voos.

Leia mais:
Segurança Interna dos EUA compra aviões especiais; entenda motivo
Latam projeta alta de até 10% na oferta de voos no Brasil, superior à das afiliadas sul-americanas

A American chegou a adotar um limite parecido quando lançou a tarifa básica, mas voltou atrás em 2018. Outras companhias também vêm ajustando suas ofertas. Neste ano, a Southwest Airlines lançou sua primeira tarifa básica, que prevê embarque por último, assento definido apenas no check-in e acúmulo de milhas em ritmo menor do que nas tarifas mais caras.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios

;