CNBC

CNBCCom troféus, ativações e um Cadillac gigante, por que a LEGO está dobrando a aposta na Fórmula 1

Mundo

Trump decide destino de navios de petróleo apreendidos na Venezuela; confira

Publicado 22/12/2025 • 21:36 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • Donald Trump afirmou que os EUA vão manter o petróleo bruto e os navios-tanque apreendidos perto da Venezuela, podendo vender o produto ou destiná-lo à reserva estratégica americana
  • A medida faz parte do bloqueio imposto a navios sancionados que entram e saem da Venezuela, em uma escalada da pressão sobre o governo de Nicolás Maduro
  • A ofensiva ocorre em meio ao aumento da presença militar dos EUA no Caribe, enquanto a Venezuela segue exportando a maior parte de sua produção para a China
EUA intercepta novo petroleiro na costa da Venezuela

EUA intercepta novo petroleiro na costa da Venezuela

EUA intercepta novo petroleiro na costa da Venezuela AFP__20251221__88R463H__v1__MidRes__UsVenezuelaConflictDiplomacyTanker

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (22) que o governo americano vai manter sob sua posse o petróleo bruto e os navios-tanque apreendidos próximos à costa da Venezuela, em meio à escalada da pressão contra o governo do presidente Nicolás Maduro.

“Nós vamos ficar com isso”, disse Trump a jornalistas em Palm Beach, na Flórida. Ao comentar o destino do petróleo apreendido, afirmou: “Talvez a gente venda, talvez fique com isso, talvez use na reserva estratégica. Os navios também vão ficar com a gente”.

Leia mais:
Brasil defende diálogo para evitar guerra na América do Sul – Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC
EUA intercepta terceiro petroleiro na costa da Venezuela

Na semana passada, Trump ordenou um bloqueio de navios-tanque sancionados que entram e saem da Venezuela, ampliando a política de pressão econômica e diplomática sobre Caracas. Segundo o presidente, os EUA já apreenderam um navio, interceptaram um segundo e agora buscam um terceiro petroleiro.

De acordo com a consultoria de energia Kpler, um dos navios apreendidos em 10 de dezembro transportava mais de 1 milhão de barris de petróleo bruto venezuelano. Trump confirmou nesta segunda-feira que as autoridades americanas seguem monitorando uma terceira embarcação. “Está andando. Vamos acabar pegando. Saiu da Venezuela e estava sob sanção”, afirmou.

Questionado sobre se o objetivo final da ofensiva seria a retirada de Maduro do poder, Trump respondeu que “seria inteligente” o presidente venezuelano renunciar.

A Venezuela é membro fundador da Opep e detém as maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo. Segundo dados da Kpler, o país exporta cerca de 749 mil barris por dia, sendo que mais da metade do volume tem a China como destino.

Leia mais:
China reage à apreensão de petroleiro da Venezuela pelos EUA
Por que a Chevron pode ganhar bilhões em meio ao impasse entre EUA e Venezuela

Ao mesmo tempo, os Estados Unidos ampliaram de forma significativa a presença militar no Caribe. O governo Trump também realizou ataques contra embarcações que, segundo Washington, estariam envolvidas no tráfico de drogas. A legalidade dessas ações é contestada e tem sido alvo de questionamentos no Congresso americano.

Trump afirmou ainda que pretende expandir essas operações para terra firme. “Vamos começar o mesmo programa em terra. Se quiserem vir por terra, vão acabar tendo um grande problema”, declarou, em tom de ameaça.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;