Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Aviação brasileira bate recorde e deve fechar o ano com 130 milhões de passageiros
Publicado 23/12/2025 • 10:59 | Atualizado há 4 horas
De Labubus a Jellycats: o que explica a obsessão da Geração Z por bichinhos de pelúcia?
Mercado de wellness em alta: por que suplementos de bem-estar ganham força nas festas de fim de ano
Empresas sentem impacto de novas exigências no visto H-1B para profissionais estrangeiros
Com troféus, ativações e um Cadillac gigante, por que a LEGO está dobrando a aposta na Fórmula 1
Trump autoriza desconto direto em salário de quem deve empréstimo estudantil; entenda
Publicado 23/12/2025 • 10:59 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Avião.
Pexels
O transporte aéreo brasileiro deve encerrar 2025 com o maior volume de passageiros de sua história. A expectativa é alcançar cerca de 130 milhões de pessoas transportadas, superando pela primeira vez os níveis pré-pandemia, segundo projeção do Ministério de Portos e Aeroportos com base em dados atualizados da Anac até novembro.
Entre janeiro e novembro, mais de 117 milhões de passageiros utilizaram o transporte aéreo no país, crescimento de 9,3% em relação ao mesmo período de 2024. No mercado doméstico, o número de assentos comercializados chegou a 91,9 milhões, alta de 8% na comparação anual. Já os voos internacionais tiveram expansão ainda mais expressiva: o volume de passageiros avançou 13,6% e alcançou 25,8 milhões até novembro.
Leia também:
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, o desempenho reflete tanto a retomada da atividade econômica quanto o efeito de políticas públicas voltadas ao setor. “Este crescimento é um reflexo da economia do Brasil, das políticas públicas do governo Lula que promovem o desenvolvimento socioeconômico do país. Em três anos, tivemos 30 milhões de passageiros a mais no transporte aéreo. Isto é duas vezes a movimentação anual do Aeroporto Internacional de Brasília”, afirmou.
O avanço das viagens internacionais também é associado, pelo ministro, ao reposicionamento do Brasil no cenário global. “O Brasil voltou à cena mundial com o presidente Lula. Retomamos o diálogo com diversos países, reforçando nosso potencial econômico e turístico”, disse Costa Filho. Atualmente, os passageiros internacionais respondem por cerca de 22% da movimentação total do transporte aéreo no país.
Em 2025, os principais países de origem e destino dos passageiros internacionais com o Brasil foram Argentina, com 4,3 milhões de viajantes, Estados Unidos (4,2 milhões), Chile (3,1 milhões) e Portugal (2,6 milhões). Guarulhos concentrou cerca de 29% dos voos internacionais, com 14,9 milhões de passageiros considerando origem e destino.
O Galeão respondeu por 10% desse fluxo, com cerca de 5 milhões de passageiros. Florianópolis (1 milhão), Campinas (990 mil) e Brasília (790 mil) completam a lista dos cinco aeroportos internacionais mais movimentados.
No mercado doméstico, Guarulhos lidera com folga, somando 27 milhões de passageiros com origem ou destino no aeroporto. Em seguida aparecem Congonhas, com 21,8 milhões, Brasília (14 milhões), Confins (11 milhões) e Galeão (10,7 milhões).
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ações da dona da Havaianas em queda após campanha polêmica
2
Funcionários dos Correios devem rejeitar acordo e ampliar risco de greve nacional
3
Volta do Banco Master? Por que TCU questiona liquidação da instituição
4
“Marcas fortes sofrem quando não respondem rápido”: as lições da polêmica da Havaianas
5
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação