Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Casares no limite: São Paulo FC define possível data para impeachment
Publicado 26/12/2025 • 19:10 | Atualizado há 5 horas
Monetizadores versus fabricantes: como o mercado de IA pode se fragmentar em 2026
EXCLUSIVO: Nvidia faz aposta bilionária em IA e compra rival criada por ex-engenheiros do Google
De burnout à IA: ex-médico cria startup avaliada em mais de US$ 460 milhões
Próxima fase da IA vai focar eficiência e redução de custos, diz ex-dirigente do Facebook
Waymo atualiza frota autônoma após falha urbana em São Francisco
Publicado 26/12/2025 • 19:10 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
São Paulo FC/Divulgação
O presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo, Olten Ayres de Abreu Júnior, encaminhou a discussão sobre o afastamento do presidente Júlio Casares ao Conselho Consultivo do clube. A etapa vem antes de uma reunião em que Casares pode apresentar sua defesa.
O órgão consultivo é composto por presidentes e ex-presidentes do clube e do Conselho Deliberativo, incluindo Olten e Casares. A data sugerida para a discussão foi 12 de janeiro e ainda será confirmada.
Isso seria pouco mais de uma semana antes do limite para que Olten convoque uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo. O encontro serviria para que Casares apresentasse uma defesa ao pedido de afastamento. As acusações envolvem má gestão orçamentária, venda de atletas abaixo do valor de mercado e uso ilegal de camarote.
Este órgão não tem poder de vetar o processo de impeachment. Apenas será omitida uma opinião sobre o tema, que entrará na discussão do Conselho Deliberativo.
Leia mais:
Quais os próximos jogos do São Paulo? Veja datas
Quais são as equipes mais valiosas do esporte? Veja top 10
O pedido de afastamento foi protocolado na terça-feira (23), com 58 assinaturas, das quais 13 são de conselheiros que apoiavam Casares. Para que Olten fosse obrigado a dar sequência no requerimento, eram necessários 50 signatários. Outro movimento reuniu 22 integrantes da situação também pelo afastamento, mas não se desenvolveu.
A partir dali, iniciou o prazo para que a reunião extraordinária fosse convocada. Caso Olten não faça o movimento em 30 dias, seu vice, João Farias Júnior, tem 15 dias para a convocação. Em caso de nova abstenção, quem deverá convocar o encontro é conselheiro signatário do pedido com mais tempo de clube.
Para que o impeachment seja aprovado, é preciso que haja voto favorável de maioria qualificada, dois terços do Conselho (171 votos dos 255 possíveis). Isso iria impor um afastamento provisório do presidente.
Depois, em até 30 dias após a votação do Conselho, uma Assembleia Geral de sócios do clube deverá ser instituída para ratificar a decisão do Conselho Deliberativo. Nesta instância, basta maioria simples (128 votos).
Se Júlio Casares for destituído, quem assume a presidência do São Paulo é o vice-presidente Harry Massis Junior até a eleição de 2026. No clube do Morumbi, a votação para presidente é indireta. São os conselheiros que elegem o novo mandatário.
ENTENDA A CRISE POLÍTICA NO SÃO PAULO
Em situação financeira complicada, o clube tinha uma coalizão forte que sustentava a gestão de Júlio Casares. A saída de Carlos Belmonte fragilizou a situação, mas ainda não impediu, por exemplo, que o próprio ex-diretor aprovasse o orçamento da gestão para 2026.
Entretanto, a instabilidade cresceu depois de episódios recentes. O primeiro foi o vazamento de um áudio que revelava um esquema clandestino de comercialização de um camarote no Morumbi em noites de shows.
Mara Casares e Douglas Schawrtzmann, diretores flagrados na gravação, se afastaram dos cargos. O Ministério Público de São Paulo pediu a abertura de um inquérito policial, enquanto o São Paulo abriu sindicâncias (interna e externa) para apuração.
Em paralelo, a Polícia Civil de São Paulo passou a investigar diretores por supostos desvios de verba em vendas de atletas do clube.
Os escândalos criaram tensão na gestão são-paulina e possibilitaram que a oposição se fortalecesse para pedir o afastamento de Casares e visar a eleição de 2026.
QUEM COMPÕE O CONSELHO CONSULTIVO DO SÃO PAULO
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Barulho nas redes, alta na bolsa: dona da Havaianas apaga perdas e sobe milhões
2
Mega da Virada: veja todos os números sorteados desde a primeira edição
3
Após CGU indicar erro contábil, Correios dizem que dados são de 2023
4
Caso Havaianas: “Silêncio estratégico é melhor do que barulho”
5
Mega da Virada: quanto custa a aposta com mais chances de ganhar?