Incêndio florestal causa pânico na Califórnia
Publicado 07/01/2025 • 22:23 | Atualizado há 3 meses
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
De hambúrguer de algas marinhas a granola: o que são os alimentos ‘reutilizados’?
Carta da Casa Branca com exigências do governo Trump a Harvard foi enviada ‘sem autorização’, revela NYT
Especialista revela 5 atitudes dos pais que predizem – e impulsionam – o sucesso dos filhos
Americanos ricos estão abrindo contas na Suíça por receio de riscos nos EUA
Publicado 07/01/2025 • 22:23 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Imagem de incêndio na Califórnia, nos EUA, em 7 de janeiro de 2025
David Swanson / AFP
Um incêndio florestal avançava rapidamente no subúrbio da cidade americana de Los Angeles, o que obrigou as autoridades a retirar pessoas de suas casas nesta terça-feira (7), quando uma tempestade de vento também ameaçava aquela região da Califórnia, nos Estados Unidos.
Mais de 310 hectares foram queimados em Pacific Palisades, nas montanhas de Santa Mônica, uma região de casas de luxo. As chamas levaram ao fechamento de uma rodovia, e o tráfego bloqueou algumas ruas, onde pessoas abandonaram seus carros.
Autoridades usaram uma escavadeira para remover os veículos e dar passagem aos bombeiros, em uma corrida contra as chamas, que devoravam casas e vegetação.
O ator Steve Guttenberg, de “Loucademia de Polícia” (1984), disse que tentava ajudar amigos a deixar a região, mas que as ruas estavam bloqueadas. Imagens divulgadas pela imprensa local mostram construções ardendo em chamas, além do fogo devastando as colinas vizinhas.
Também houve relatos de pessoas abandonando a vizinhança a pé, carregando poucos pertences ou animais de estimação. “Jogamos um monte de documentos e roupas em algumas caixas, algumas fotos e partimos. Ficamos uns 20 minutos presos, mas escapamos”, contou à AFP o professor da Universidade do Sul da Califórnia Andrew Hires, que deixou o local com a filha.
O incêndio começou na manhã. “Havia fumaça longe, e eu tinha certeza de que ela não passaria da colina”, disse ao canal de TV KTLA um morador, que se identificou como Gary. “Cinco minutos depois, vem colina abaixo. Todo mundo entrou em pânico, foi quando todos correram para buscar suas coisas em casa.”
O incêndio começou no momento em que os ventos característicos desta época do ano avançam com força em Los Angeles. Especialistas alertaram para o que pode ser a pior tempestade de vento em uma década. Rajadas de até 160 km/h são esperadas em Los Angeles, segundo o Serviço Meteorológico Nacional.
“Os incêndios nessas condições podem ser catastróficos. É muito preocupante”, advertiu em entrevista coletiva o meteorologista Daniel Swain, referindo-se à força dos ventos.
Os alertas vermelhos devem permanecer na região até a noite desta quinta-feira (09). O presidente Joe Biden estava na Califórnia para anunciar a criação de dois novos monumentos nacionais, mas o evento foi cancelado devido ao vento, assim como a estreia em Los Angeles do filme “Imparável”, protagonizado por Jennifer Lopez.
Incêndios florestais são frequentes no oeste dos EUA e desempenham um papel importante no ciclo da natureza, mas cientistas advertem que as mudanças climáticas alteram os padrões e criam climas extremos, com secas mais prolongadas e intensas e incêndios mais vorazes e rápidos.
Mais lidas
Papa se encontra brevemente com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, no Vaticano
Recuperando-se de pneumonia, Papa Francisco acena para fiéis na Praça de São Pedro e faz apelo por paz
Rússia e Ucrânia se acusam de violar trégua de Páscoa
OMS anuncia acordo histórico para prevenir e combater futuras pandemias
Bolsonaro tem alteração de pressão arterial e segue internado na UTI, diz boletim médico