Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Caso Master: contradições marcam oitivas na PF e levam Vorcaro e Paulo Henrique à acareação
Publicado 30/12/2025 • 23:31 | Atualizado há 4 horas
De spa de dados a servidores no espaço: crise de energia redesenha a computação em nuvem
Pesquisa aponta que maioria das mulheres diz que ajudaria a pagar pelo anel de noivado
“Play on” ou “game over”: uma retrospectiva de 2025 para a indústria de videogame
Após estudar crianças de alto desempenho, pesquisador alerta para erro comum na educação dos filhos
Custo-benefício guiou cardápio dos restaurantes em 2025; e isso não mudará no próximo ano
Publicado 30/12/2025 • 23:31 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Contradições nos depoimentos prestados à Polícia Federal (PF) no Supremo Tribunal Federal (STF) durante a tarde desta terça-feira (30) motivaram a decisão de promover uma acareação entre o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, na noite desta terça-feira (30).
Antes, a delegada da PF, Janaína Palazzo, que conduziu o trabalho, havia decidido dispensar o diretor de fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino, após o término de seu depoimento.
A acareação durou pouco mais de meia hora. Todos os procedimentos foram acompanhados por um representante do Ministério Público Federal e um juiz auxiliar do gabinete do ministro Dias Toffoli.
No total, as conversas individuais duraram cerca de sete horas. O primeiro depoimento foi do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, realizado presencialmente na sala de audiências do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram mais de três horas de oitiva. O ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, depôs na sequência e houve contradição entre os depoimentos dos dois. Por último, o diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos, apresentou sua versão e foi dispensado.
O ministro Dias Toffoli determinou sigilo nas investigações sobre o caso. Todos os documentos relativos ao tema estão concentrados no Supremo.
Vorcaro e Costa são investigados pela PF por irregularidades na venda de falsas carteiras de crédito consignado do Banco Master para o BRB por R$ 12,2 bilhões. Já Aquino, que não é investigado, é o diretor que recomendou o voto pela liquidação do banco para a diretoria colegiada do Banco Central.
Também foi ele, com o presidente do BC, Gabriel Galípolo, quem informou o Ministério Público sobre os indícios de fraude encontrados no banco. O BC decretou a liquidação do Master em 18 de novembro.
O dono do Master chegou a ser preso preventivamente em 17 de novembro, mas foi solto com tornozeleira eletrônica no dia 29 do mesmo mês após receber um habeas corpus. Costa foi afastado da presidência do BRB por decisão judicial. A investigação foi enviada ao Supremo devido à apreensão de um documento com Vorcaro que citava um deputado federal.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Mega da Virada: veja todos os números sorteados desde a primeira edição
2
Mega da Virada 2025: quanto custa a aposta simples?
3
Mega da Virada: relembre quem foram os ganhadores da edição de 2024
4
Mega da Virada: quais foram os 10 números mais sorteados ao longo dos anos?
5
Mega da Virada: quanto custa a aposta com mais chances de ganhar?