CNBC
O que é o Data Center Pecém? Megaprojeto e que vai atrair gigantes como o TikTok para o Brasil

CNBCDe spa de dados a servidores no espaço: crise de energia redesenha a computação em nuvem

Notícias do Brasil

Caso Master: contradições marcam oitivas na PF e levam Vorcaro e Paulo Henrique à acareação

Publicado 30/12/2025 • 23:31 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • Os interrogatórios começaram por volta das 14h, quando Vorcaro foi o primeiro a ser ouvido, em uma oitiva que durou cerca de três horas.
  • Em seguida, Paulo Henrique Costa prestou depoimento, que também se estendeu por cerca de duas horas.
O que acontece com quem tem investimentos do Banco Master?

Contradições nos depoimentos prestados à Polícia Federal (PF) no Supremo Tribunal Federal (STF) durante a tarde desta terça-feira (30) motivaram a decisão de promover uma acareação entre o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, na noite desta terça-feira (30).

Antes, a delegada da PF, Janaína Palazzo, que conduziu o trabalho, havia decidido dispensar o diretor de fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino, após o término de seu depoimento.

A acareação durou pouco mais de meia hora. Todos os procedimentos foram acompanhados por um representante do Ministério Público Federal e um juiz auxiliar do gabinete do ministro Dias Toffoli. 

Depoimentos

No total, as conversas individuais duraram cerca de sete horas. O primeiro depoimento foi do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, realizado presencialmente na sala de audiências do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram mais de três horas de oitiva. O ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, depôs na sequência e houve contradição entre os depoimentos dos dois. Por último, o diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos, apresentou sua versão e foi dispensado.

O caso Master

O ministro Dias Toffoli determinou sigilo nas investigações sobre o caso. Todos os documentos relativos ao tema estão concentrados no Supremo. 

Vorcaro e Costa são investigados pela PF por irregularidades na venda de falsas carteiras de crédito consignado do Banco Master para o BRB por R$ 12,2 bilhões. Já Aquino, que não é investigado, é o diretor que recomendou o voto pela liquidação do banco para a diretoria colegiada do Banco Central.

Também foi ele, com o presidente do BC, Gabriel Galípolo, quem informou o Ministério Público sobre os indícios de fraude encontrados no banco. O BC decretou a liquidação do Master em 18 de novembro.

O dono do Master chegou a ser preso preventivamente em 17 de novembro, mas foi solto com tornozeleira eletrônica no dia 29 do mesmo mês após receber um habeas corpus. Costa foi afastado da presidência do BRB por decisão judicial. A investigação foi enviada ao Supremo devido à apreensão de um documento com Vorcaro que citava um deputado federal.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;