CNBC
Orsted

CNBCGigante eólica entra na Justiça contra governo Trump após prejuízo bilionário; entenda

Mundo

Autor de roubo bilionário deixa prisão antes do previsto nos EUA e agradece

Publicado 02/01/2026 • 14:43 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • Ilya Lichtenstein, que invadiu a exchange de criptomoedas Bitfinex e roubou quase 120.000 bitcoins, disse que foi liberado da prisão antecipadamente.
  • Lichtenstein afirmou que sua liberação ocorreu graças à First Step Act, a lei bipartidária de reforma prisional assinada pelo presidente americano Donald Trump.
  • A esposa de Lichtenstein, Heather Morgan, que também se declarou culpada como parte do esquema de lavagem de bitcoins, comemorou a aparente libertação do marido.

Reprodução: Heather Morgan/ Twitter

O cidadão russo-americano que invadiu a exchange de criptomoedas Bitfinex e roubou quase 120.000 bitcoins disse que foi liberado da prisão antecipadamente graças à lei bipartidária de reforma prisional assinada pelo presidente americano Donald Trump.

Ilya Lichtenstein, de 38 anos, havia sido condenado em novembro de 2024 a cinco anos de prisão após se declarar culpado de conspiração para lavagem de dinheiro e admitir o hack de ativos em criptomoedas que hoje valem bilhões de dólares.

Mas na noite de quinta-feira, uma postagem na conta oficial de Lichtenstein no X declarou: “Graças à First Step Act do presidente Trump, fui liberado da prisão antecipadamente.”

“Permaneço comprometido em causar um impacto positivo na cibersegurança assim que possível”, disse a postagem de Lichtenstein.

“Aos apoiadores, obrigado por tudo. Aos haters, espero provar que vocês estão errados.”

Um funcionário da administração Trump disse à CNBC na manhã de sexta-feira que Lichtenstein “cumpriu tempo significativo de sua sentença e atualmente está em confinamento domiciliar, em conformidade com a lei e as políticas do Bureau of Prisons.”

Os advogados de Lichtenstein não responderam imediatamente a pedidos de comentário sobre sua libertação.

Leia mais:
Criptomoedas: bitcoin sobe após ata do Fed gerar pouco ajuste em apostas para juros

A esposa de Lichtenstein, Heather Morgan (que também se declarou culpada por ajudar a lavar os fundos roubados) compartilhou a mensagem de Lichtenstein em sua própria conta no X, dizendo: “O melhor presente de Ano Novo que eu poderia ganhar foi finalmente ter meu marido em casa depois de 4 anos separados.”

O tweet de Morgan, postado dois minutos após o de Lichtenstein, incluía uma foto do casal sorrindo para uma selfie.

A sentença de Lichtenstein já incluía crédito pelo tempo que ele já havia cumprido sob custódia desde sua prisão em 2022, mais de cinco anos após o hack da Bitfinex.

Na manhã de sexta-feira, uma busca pelo nome de Lichtenstein no site federal de localização de presos retornou um resultado mostrando que ele está programado para ser liberado em 9 de fevereiro.

O Bureau of Prisons não respondeu imediatamente a pedidos de comentário. Morgan, de 35 anos, rapper que lança músicas sob o nome “Razzlekhan” e também conhecida como “The Crocodile of Wall Street”, foi condenada a 18 meses de prisão pouco depois de Lichtenstein receber sua sentença.

Ela entrou na prisão em fevereiro. Mas em 26 de outubro, Morgan postou um vídeo dizendo que havia sido liberada antecipadamente.

Ela também agradeceu a Trump.

“Olá, Razzlers, senti saudades de vocês”, disse Morgan no vídeo, em que aparece em uma banheira usando apenas uma toalha no cabelo.

“É muito bom estar de volta, e quero agradecer ao Papa Trump por encurtar minha sentença de 18 meses”, disse ela. Um e-mail para o gerente de Morgan não foi respondido imediatamente.

Trump assinou a First Step Act em dezembro de 2018, durante seu primeiro mandato presidencial. A lei visava reduzir a população prisional federal por meio de uma série de reformas, incluindo o estabelecimento de um “sistema de avaliação de risco e necessidades” que dá a alguns presos a chance de liberação antecipada em confinamento domiciliar.

Não está claro se Trump ou a Casa Branca tiveram qualquer envolvimento direto na concessão da libertação antecipada de Lichtenstein ou Morgan. Mas os anúncios do hacker de bitcoin e sua esposa seguem uma série de perdões e comutações de sentenças relacionados a crimes cibernéticos que têm sido concedidos pelo presidente pró-cripto desde seu retorno ao cargo.

Um dia após sua posse, Trump perdoou Ross Ulbricht, fundador do infame mercado da dark web Silk Road.

Em outubro, Trump perdoou Changpeng Zhao, fundador da grande exchange de criptomoedas Binance, que havia se declarado culpado em 2023 de facilitar lavagem de dinheiro na plataforma.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;