Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Captura de Maduro levou 47 segundos e Trump assistiu tudo ao vivo; veja os detalhes
Publicado 03/01/2026 • 16:20 | Atualizado há 2 meses
EXCLUSIVO: Democratas celebram derrota de Trump na Suprema Corte após anulação de tarifas ilegais
Trump vai instruir que agências dos EUA divulguem documentos sobre “vida extraterrestre”
Robôs humanoides da China passam de tropeços virais a saltos de kung fu em um ano
Três engenheiros do Vale do Silício são acusados de roubar segredos comerciais do Google e enviar dados ao Irã
Clima tenso: CEOs de OpenAI e Anthropic evitam dar as mãos em cúpula de IA na Índia
Publicado 03/01/2026 • 16:20 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, levou 47 segundos e foi planejada para evitar vazamentos de informação.
Segundo Trump, a ofensiva ocorreu em meio a resistência armada e risco de retaliação, mas manteve o “elemento surpresa” do início ao fim.
A declaração foi feita durante pronunciamento e entrevistas neste sábado (3), após o anúncio oficial da operação militar dos EUA no país vizinho.
De acordo com Trump, o planejamento da ação levou em conta o risco de vazamentos, que ele atribuiu ao Congresso americano. “O Congresso tem tendência a vazar informações. Eu sabia que isso ia acontecer em algum momento”, disse.
Apesar da rapidez, o presidente afirmou que a execução foi complexa. “Foram necessários 47 segundos, mas foi muito difícil. Ele chegou até a porta, mas não conseguiu fechá-la”, relatou ao comentar o momento da detenção de Maduro.
Trump afirmou ter acompanhado a operação de perto e disse que as forças americanas enfrentaram oposição armada. “Passamos pela oposição, por forças de retaliação. Havia muitos adversários”, declarou.
Segundo o presidente, a ação envolveu coordenação precisa para neutralizar riscos no local onde Maduro se encontrava, em Caracas.
Após a captura, Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram levados por helicóptero das Forças Armadas dos EUA até o USS Iwo Jima, navio de assalto anfíbio da classe Wasp posicionado no mar do Caribe desde o fim do ano passado.
O USS Iwo Jima é equipado para operar aeronaves de decolagem curta e pouso vertical, como o F-35B, além de realizar desembarques anfíbios com tropas e veículos, projetando poder aéreo e terrestre em operações combinadas.
Durante a coletiva, o presidente do Estado-Maior Conjunto dos EUA, Dan Caine, detalhou o planejamento da ação, batizada de Operação Resolução Absoluta. Segundo ele, os militares mantiveram “totalmente o elemento surpresa”, desmantelando e desativando sistemas de defesa aérea venezuelanos.
Leia também:
Petróleo roubado deve ser devolvido aos EUA, diz JD Vance sobre Venezuela
Trump posta foto de Maduro capturado e algemado; veja
BREAKING NEWS: Trump diz que EUA vão comandar a Venezuela até que transição seja possível
Caine afirmou que, ao chegarem ao complexo onde Maduro estava, helicópteros americanos foram alvejados e responderam com “força esmagadora”. Um helicóptero teria sido atingido, mas todas as aeronaves retornaram à base com segurança.
O general descreveu a operação como “discreta” e “precisa”, envolvendo soldados, marinheiros, aviadores e fuzileiros navais, em coordenação com agências de inteligência e forças policiais. Segundo Caine, a extração exigiu mais de 150 aeronaves, convergindo no local e no horário exatos.
O planejamento incluiu meses de trabalho de inteligência, com levantamento detalhado sobre a rotina de Maduro, incluindo locais frequentados e hábitos pessoais.
Mais cedo, Trump havia anunciado nas redes sociais que os EUA realizaram um ataque de grande escala na Venezuela, capturando Maduro e retirando-o do país por via aérea. A vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, disse não saber o paradeiro do presidente e exigiu prova de vida.
As declarações de Trump e dos militares ampliam a repercussão internacional da operação e alimentam o debate sobre seus impactos políticos, jurídicos e regionais.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Banco Master: BC já liquidou oito instituições ligadas ao grupo; entenda o caso
2
Após Master, Will Bank e Pleno, até quando o FGC pode bancar os prejuízos?
3
Assaí reduz expansão, corta custos e avalia venda de lojas; veja os bastidores
4
Bad Bunny traz ao Brasil a turnê mais recordista de sua carreira; entenda o fenômeno
5
Brasil assina 8 acordos na Índia e fala em US$ 30 bilhões de comércio bilateral