CNBC

CNBCGigantes franceses de bebidas recuam após Trump ameaçar tarifas de 200%

Mundo

Coreia do Norte intensifica testes de mísseis hipersônicos antes de conferência política

Publicado 05/01/2026 • 18:29 | Atualizado há 2 semanas

KEY POINTS

  • A Coreia do Norte afirmou que Kim Jong Un acompanhou testes de mísseis hipersônicos, em meio a uma série de exibições militares antes de uma conferência política interna
  • Os testes ocorreram após países vizinhos detectarem lançamentos de mísseis balísticos e em um momento de aumento das tensões regionais no leste da Ásia
  • Segundo Pyongyang, o desenvolvimento de armas hipersônicas visa reforçar o poder de dissuasão nuclear do país frente a Estados Unidos e Coreia do Sul.
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un

AFP PHOTO/KCNA VIA KNS

Imagem divulgada pela Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) em 22 de agosto de 2025, mostrando o líder norte-coreano Kim Jong Un discursando durante uma cerimônia para conceder honras estatais ao comandante e aos combatentes das Forças Operacionais no Exterior do Exército Popular da Coreia.

A Coreia do Norte informou nesta segunda-feira (5) que o líder Kim Jong-Un acompanhou voos de teste de mísseis hipersônicos. Ele destacou a necessidade de reforçar o poder nuclear do país, em meio à intensificação de exibições militares antes de uma grande conferência política interna.

O comunicado foi divulgado um dia depois de países vizinhos detectarem múltiplos lançamentos de mísseis balísticos e acusarem Pyongyang de fazer provocações. Os testes ocorreram poucas horas antes de o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, embarcar para a China, onde participa de uma cúpula com o presidente chinês, Xi Jinping.

Leia mais:
Presidente da Coreia do Sul inicia visita de Estado à China após lançamento de mísseis norte-coreanos
Promotores dizem que ex-presidente sul-coreano tentou provocar a Coreia do Norte para justificar adoção de lei marcial

Segundo a Agência Central de Notícias da Coreia, o exercício realizado no domingo (4) envolveu um sistema de armas hipersônicas e teve como objetivo verificar o nível de prontidão, aprimorar as capacidades operacionais das tropas de mísseis e avaliar o desempenho do dissuasor de guerra do país.

“Através do exercício de lançamento de hoje, podemos confirmar que uma tarefa tecnológica muito importante para a defesa nacional foi realizada”, disse Kim, de acordo com a agência estatal. “Devemos continuamente atualizar os meios militares, especialmente os sistemas de armas ofensivas.”

A posse de um sistema hipersônico plenamente funcional daria à Coreia do Norte maior capacidade de penetrar os escudos de defesa antimísseis mantidos pelos Estados Unidos e pela Coreia do Sul.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;