Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
PF apura se filho de Lula foi ‘sócio oculto’ do Careca do INSS
Publicado 07/01/2026 • 14:42 | Atualizado há 3 dias
Trump x Groenlândia: a Otan consegue defender o território e está disposta a fazer isso?
OpenAI e SoftBank investem US$ 1 bilhão em empresa de energia para acelerar expansão da IA
Farmacêuticas reforçam compras de biotechs diante de risco de US$ 170 bilhões
Ações da Glencore saltam 8% com retomada de conversas sobre megafusão com a Rio Tinto
Um dia após morte em ação do ICE, tiroteio com agentes federais deixa dois feridos em Portland, nos EUA
Publicado 07/01/2026 • 14:42 | Atualizado há 3 dias
KEY POINTS
Montagem
Fábio Luís Lula da Silva e Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS
A Polícia Federal informou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o nome do filho do presidente Lula, Fábio Luís Lula da Silva, apareceu em investigações que apuram o esquema bilionário de descontos indevidos em aposentadorias do INSS.
O principal ponto da investigação apura a suspeita de que ‘Lulinha’ tenha sido mencionado como um possível “sócio oculto” do chamado Careca do INSS, o empresário Antônio Camilo Antunes, apontado pela PF como líder do esquema.
Segundo os investigadores, a linha de análise considera a possibilidade de que essa eventual conexão tenha se dado por intermédio da empresária Roberta Luchsinger, amiga próxima de Fábio Luís, que também manteve vínculos comerciais com Camilo.
Leia também:
As informações constam em representação enviada ao ministro André Mendonça e foram divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo. Apesar das citações, os investigadores ressaltam que, até o momento, não há indícios de participação direta dele nos crimes investigados.
De acordo com a Polícia Federal, as citações aparecem em três frentes distintas de informações coletadas durante a investigação: relatos colhidos em depoimentos, conversas recuperadas de telefones celulares e dados sobre movimentações e deslocamentos.
Um dos elementos citados na apuração é o depoimento do empresário Edson Claro, ex-sócio do Careca do INSS em um empreendimento ligado à cannabis medicinal. Ele afirmou ter ouvido de Antônio Camilo que Fábio Luís seria sócio do projeto e que Roberta atuaria em ações de lobby junto ao Ministério da Saúde. O relato também menciona supostos repasses financeiros, inclusive pagamentos mensais, alegações que, segundo a PF, não foram comprovadas até o momento.
Outro conjunto de referências vem de conversas extraídas de celulares de Antônio Camilo e de Roberta Luchsinger. Nas mensagens analisadas, aparecem comentários sobre pagamentos associados ao “filho do rapaz” e demonstrações de preocupação com a possibilidade de o nome de Fábio Luís ser ligado publicamente ao caso.
A defesa de Fábio Luís nega qualquer vínculo com o INSS ou com Antônio Camilo, o ‘Careca do INSS’, e classifica as referências como ilações. Procurada, a defesa da empresária Roberta Luchsinger afirma que ela “jamais teve qualquer relação com descontos do INSS” e foi procurada no ano passado pela “empresa de Antônio Carlos Camilo Antunes para “atuação na regulação do setor de empresas de canabidiol”.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50
3
Novas ações da Azul passam a ser negociadas nesta quinta (8), mas despencam após leilão
4
IPVA 2026: como consultar o valor no Distrito Federal? Confira o passo a passo
5
Por que as ações da Azul caíram 90%? Entenda o que está acontecendo com a companhia aérea