CNBC

CNBCTrump x Groenlândia: a Otan consegue defender o território e está disposta a fazer isso?

Tecnologia & Inovação

Musk x OpenAI: dono do X e advogados trocam farpas antes do julgamento

Publicado 08/01/2026 • 14:48 | Atualizado há 1 dia

KEY POINTS

  • O processo movido por Elon Musk contra a OpenAI está a caminho de julgamento.
  • A medida intensifica a disputa entre Musk e o CEO da OpenAI, Sam Altman.
  • O advogado principal de Musk afirmou que a OpenAI fez “garantias sabidamente falsas”, enquanto a OpenAI classificou o processo como um “padrão contínuo de assédio”.

Evelyn Hockstein | Reuters

Elon Musk participa do Fórum de Investimento EUA-Arábia Saudita em Washington, DC, EUA, em 19 de novembro de 2025.

“Agradecemos a análise minuciosa e justa do Tribunal e aguardamos o julgamento”, disse o advogado principal de Musk, Marc Toberoff, em um comunicado à CNBC na quinta-feira, após uma audiência com a juíza distrital dos EUA, Yvonne Gonzalez Rogers.

Musk e Altman cofundaram a OpenAI como uma organização de pesquisa sem fins lucrativos, juntamente com vários outros pesquisadores e executivos, em 2015. Musk deixou o conselho da OpenAI em 2018, após tentar convencer Altman a deixar sua empresa automobilística, a Tesla, à frente do projeto.

, adquirir a organização sem fins lucrativos de IA.

No processo, Musk alegou que concordou em fundar a empresa porque lhe foi prometido que ela “traçaria um rumo mais seguro e aberto do que as gigantes da tecnologia movidas pelo lucro”, de acordo com a queixa.

“A audiência confirma o que temos afirmado desde o início: há provas substanciais de que a liderança da OpenAI fez promessas deliberadamente falsas ao Sr. Musk sobre sua missão filantrópica, promessas que nunca foram cumpridas em prol do enriquecimento pessoal”, disse Toberoff.

A OpenAI negou repetidamente as acusações, e os advogados da empresa entraram com um pedido para arquivar o caso.

O CEO da Tesla alega no processo que foi “assiduamente manipulado” e “enganado” depois que a OpenAI estabeleceu uma “rede opaca de afiliadas com fins lucrativos”, incluindo sua parceria multimilionária com a Microsoft. E estudou a possibilidade de se converter em uma entidade com fins lucrativos, afirma o documento.

Ele alegou que Altman e os outros réus foram “enriquecidos injustamente em bilhões de dólares”.

Um porta-voz da OpenAI afirmou na quinta-feira que o processo de Musk “continua sendo infundado e faz parte de seu padrão contínuo de assédio”.

“Continuamos focados em fortalecer a Fundação OpenAI, que já é uma das organizações sem fins lucrativos mais bem financiadas de todos os tempos”, disse o porta-voz.

Segundo a Associated Press , Gonzalez Rogers afirmou na quarta-feira que o caso irá a julgamento . A juíza disse que ainda precisa definir alguns detalhes logísticos sobre como o julgamento será conduzido.

A Microsoft também é citada como ré no processo, já que Musk alega que a empresa auxiliou e incentivou a violação do dever fiduciário da OpenAI. Um representante da Microsoft não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNBC.

O processo foi aberto em agosto de 2024 no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte da Califórnia.

Em 2024, a OpenAI anunciou planos para se transformar em uma  empresa com fins lucrativos , o que teria retirado o controle da organização sem fins lucrativos e a mantido como um braço separado. Após sofrer pressão de líderes cívicos e ex-funcionários, a OpenAI afirmou que sua organização sem fins lucrativos manteria o controle.

A startup anunciou em outubro a conclusão de sua recapitalização, consolidando sua estrutura como uma organização sem fins lucrativos com participação majoritária em seu negócio com fins lucrativos.

Como parte dessa recapitalização, a Microsoft detém um investimento na divisão comercial da OpenAI avaliado em cerca de 135 bilhões de dólares.

Musk há muito tempo alerta sobre os potenciais perigos da inteligência artificial e os riscos que ela pode representar para a humanidade, e lançou sua própria empresa de IA , a xAI, em 2023. Ele compete diretamente com a OpenAI e o Google.

Jogadores de IA antropogênicos e outros.

A xAI começou como uma “empresa de benefício” com fins lucrativos, com a obrigação de gerar benefícios ambientais e sociais por meio de seu trabalho. A empresa abandonou essa obrigação e seu status de empresa de benefício em 2025, quando Musk fundiu a xAI com sua rede social X.

Musk tem sido alvo de críticas nas últimas semanas depois que o chatbot e gerador de imagens da empresa, Grok, permitiu que os usuários criassem e compartilhassem facilmente o que é conhecido como “pornografia deepfake”, ou seja, imagens íntimas não consensuais de mulheres reais, e imagens geradas por IA que retratam abuso sexual infantil.

A X e a xAI estão sendo alvo de investigações regulatórias por parte da Comissão Europeia, Índia, Malásia e Austrália em relação às imagens.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;