CNBC

CNBCOracle anuncia saída de diretores mais velhos e reduz conselho

Mundo

EUA apreendem quinto petroleiro em ofensiva contra comércio de petróleo da Venezuela

Publicado 09/01/2026 • 11:23 | Atualizado há 20 horas

KEY POINTS

  • A Guarda Costeira dos Estados Unidos apreendeu um quinto petroleiro que tentava driblar o bloqueio imposto por Washington a embarcações sancionadas que operam no comércio de petróleo com a Venezuela.
  • Segundo autoridades americanas, a medida integra uma ofensiva mais ampla para retirar de circulação navios envolvidos no transporte de petróleo sob sanções internacionais.

Apreensão ocorre poucos dias depois de os Estados Unidos terem detido outro petroleiro que alegava operar sob proteção russa e era escoltado pela Marinha da Rússia

Foto: Reprodução

A Guarda Costeira dos Estados Unidos apreendeu, na madrugada desta sexta-feira (9), um quinto petroleiro que tentava driblar o bloqueio imposto por Washington a embarcações sancionadas que operam no comércio de petróleo com a Venezuela.

De acordo com informações do Wall Street Journal, o navio interceptado foi o Olina, conforme relataram autoridades dos EUA e a Vanguard, empresa especializada em segurança e rastreamento marítimo. A embarcação, que anteriormente se chamava Minerva M, já havia sido alvo de sanções americanas por seu papel no transporte de petróleo russo.

Leia também:

A apreensão ocorre poucos dias depois de os Estados Unidos terem detido outro petroleiro que alegava operar sob proteção russa e era escoltado pela Marinha da Rússia, movimento que tende a elevar as tensões entre Washington e Moscou.

O Olina navega sob bandeira do Timor-Leste e, segundo o serviço global de rastreamento Marine Traffic, deixou de transmitir sua posição em meados de novembro, quando se encontrava próximo à costa venezuelana. A plataforma também indicou que o navio operava com uma bandeira falsa.

Autoridades americanas afirmam que as apreensões vêm sendo usadas pelo governo do presidente Donald Trump como um instrumento de pressão sobre o governo interino da Venezuela e como parte do esforço para desmantelar a chamada “frota clandestina” de petroleiros, formada por embarcações que atuam à margem das sanções internacionais.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;