Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
CES 2025: ‘Robôs humanoides são a revolução do futuro’, diz especialista
Publicado 09/01/2025 • 22:30 | Atualizado há 10 meses
Eleitores expressam frustração com desempenho de Trump na economia, aponta pesquisa NBC News
Samsung constrói unidade com 50 mil GPUs da Nvidia para automatizar fabricação de chips
Acordo Trump-Xi é um passo importante, mas ainda não resolve a falta de chips para o setor automotivo
Microsoft supera projeções e cresce 18% com impulso da nuvem e da IA
Valor de mercado: Nvidia vale 25 Disneys, 50 Nikes e mais de 3 mil JetBlues
Publicado 09/01/2025 • 22:30 | Atualizado há 10 meses
KEY POINTS
A Consumer Electronics Show (CES) 2025, realizada em Las Vegas, é o maior evento de tecnologia e eletrônica do mundo
Foto: CES 2025
A Consumer Electronics Show (CES) 2025, realizada em Las Vegas, é o maior evento de tecnologia e eletrônica do mundo, reunindo inovações em áreas como inteligência artificial (IA), robótica, saúde e soluções sustentáveis.
Com mais de 4,5 mil expositores e mais de 232 m² de espaço, o evento destaca as tecnologias mais recentes, oferecendo uma visão do futuro das indústrias e das soluções que devem moldar a vida cotidiana.
“Aqui estão todas as oportunidades de tecnologia, e o mais interessante é que ela abrange várias áreas, permitindo que criativos conectem diferentes ideias para criar algo novo,” afirma Tony Ventura, especialista em novas tecnologias e inteligência artificial.
Um dos destaques deste ano é o avanço da robótica e da inteligência artificial e de robôs humanoides. Empresas como a Unitree, a segunda maior fabricante de robôs do mundo, estão trabalhando para tornar esses dispositivos mais acessíveis. O preço desses robôs têm baixado –há alguns por US$ 16 mil (cerca de R$ 97 mil, pela cotação atual).
Os robôs humanoides podem realizar tarefas simples em casa, como ajudar com a limpeza e servir como companhia. Essas tecnologias são testadas para cenários mais complexos, como a segurança em áreas de risco, onde o robô pode ser enviado para realizar tarefas perigosas sem expor seres humanos.
“Hoje, esses robôs estão ajudando com tarefas simples como limpeza, mas também começam a ser usados em segurança, monitoramento e até em situações de risco,” afirma Ventura.
A CES 2025 também se destacou por inovações no campo da saúde, com dispositivos como alarmes para bebês, que alertam os pais caso o bebê fique parado por mais de 20 segundos, e anéis para idosos que enviam notificações para os familiares em caso de queda. Essas tecnologias visam melhorar a qualidade de vida e a segurança, especialmente para as faixas etárias mais vulneráveis.
“Para a saúde, vi inovações como um alarme para bebês que notifica os pais se o bebê ficar parado por mais de 20 segundos, e um anel para idosos que avisa os familiares em caso de queda,” diz Ventura, elogiando as soluções simples e eficazes.
Por fim, a sustentabilidade é um tema central na feira, com soluções inovadoras, como uma película para carros elétricos que recarrega as baterias com a luz solar. Essa invenção pode resolver um dos maiores problemas enfrentados pelos proprietários de carros elétricos: o receio de ficar sem bateria.
“Uma das invenções que mais me chamou atenção foi uma película para carros elétricos que recarrega a bateria com a luz solar, ajudando a evitar o problema de ficar sem carga,” afirma Ventura.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
3
Brasil é o segundo maior destino de investimento estrangeiro direto do mundo em 2025
4
Renault vende 26% da operação brasileira à chinesa Geely e vai ampliar produção de elétricos no país
5
Agro brasileiro nega práticas desleais e diz que maior parte de exportações não se beneficia com tarifas